Qual é mais forte Novalgina ou paracetamol?

Perguntado por: opadilha7 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A dipirona é um analgésico efetivo que pode ser empregado em amplo espectro de intensidades de dor. A dipirona também se mostrou mais eficaz do que o paracetamol no alívio da dor após a extração dentária, e em pacientes que sofreram episiotomia (cirurgia ginecológica feita na região do períneo).

Sim, podem ser intercalados, desde que da forma correta, que vou explicar aqui abaixo. Para repetir um mesmo antitérmico (dipirona, por exemplo), deve-se esperar um intervalo de 6 horas.

Novalgina 1G é o mais recomendado pelos médicos pois tem 2 x mais analgésicos* (para dor) e antitérmico (para febre), sendo eficaz no tratamento de febre e até das dores intensas.

PARA QUE SERVE Novalgina? Dipirona 1g é indicada como analgésico para aliviar dores e como antitérmico, para combater a febre.

De fato, não existe comparação entre Novalgina x Dipirona, já que “dipirona” é o nome do princípio ativo do medicamento, enquanto “Novalgina” é o nome comercial, isto é, o nome da marca do medicamento. Existem no mercado outros medicamentos com o mesmo princípio ativo de marcas que usam outros nomes comerciais.

Medicamentos Similares do Novalgina

  • Anador 500mg, blíster com 4 comprimidos. Similar. Sem Ofertas. Ver produto. ...
  • Dorflex Uno 1g, com 2 comprimidos. Similar. Ver mais ofertas. Dorflex Uno 1g, com 2 comprimidos. ...
  • Dipimed 500mg, blíster com 10 comprimidos. Similar. 1 oferta a partir de:R$ 1,19. Ver mais ofertas.

Veredicto final. Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

CONCLUSÃO: A eficácia analgésica da dipirona foi superior à do paracetamol.

Novalgina 1G é o mais recomendado pelos médicos pois tem 2 x mais analgésicos* (para dor) e antitérmico (para febre), sendo eficaz no tratamento de febre e até das dores intensas.

Os efeitos analgésico e antipirético podem ser esperados em 30 a 60 minutos após a administração e geralmente duram cerca de 4 horas.

Alguns dos remédios que podem ser usados para aliviar a dor são: Analgésicos, como o paracetamol (Tylenol) ou a dipirona (Novalgina); Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno (Advil, Ibupril), diclofenaco (Voltaren) ou nimesulida (Neosulida, Nimesilam);

Sugiro que mantenha somente paracetamol ou dipirona. O alivium pode provcar mais efeitos colaterais, que os outros dois, além de ser mais seguro.

O que é: “Novalgina” é o nome comercial da dipirona sódica, um medicamento com efeitos analgésico e antitérmico. Outros nomes comerciais são Anador, Dorflex, Lisador e Neosaldina.

Ao contrário da dipirona, o paracetamol não atua como anti-inflamatório, sendo utilizado exclusivamente para o controle da dor e para a redução da febre. A metabolização dessa substância é feita pelo fígado e a excreção do fármaco também ocorre por via renal.

No momento, evite medicamentos que contenham o anti-inflamatório ibuprofeno. Se você fizer uso desse medicamento de forma contínua, consulte seu médico para receber as orientações adequadas. O Ministério da Saúde alerta sobre possíveis complicações após o sétimo dia de sintomas.

De modo geral, as nossas dicas para baixar a febre alta são:

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

É um medicamento indicado como analgésico e antitérmico, utilizado no tratamento da dor e da febre. Oferece alívio de 30 a 60 minutos após a ingestão, com efeito sustentando por até 4 horas.

Não contém dipirona no paracetamol não. Esses dois antitérmicos/analgésicos são composições diferentes. Caríssimo, geralmente quem tem alergia a Dipirona, também tem alergia cruzada à AAS, Anti-Inflamatorios em geral. Para ser seguramente orientado, procure um Médico Alergista e peça uma Bateria de Testes de Contato.

O melhor é usar o Paracetamol que pode ser usado por períodos curtos de 4/4 horas e hidratar bastante a criança. Com mais água no corpo fica mais fácil baixar a febre. E lembre que quando a criança está doentinha a temperatura não fica em 36,5. Se estiver abaixo de 37,8 já está bom.

Princípio Ativo: paracetamol + cloridrato de pseudoefedrina

ReferênciaPrincípio AtivoSimilar Equivalente
Tylenol Sinusparacetamol + cloridrato de pseudoefedrinaEmsfeb Efe