O que podemos aprender com Lucas?

Perguntado por: zsantos6 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

O evangelho de Lucas pode aprofundar seu entendimento dos ensinamentos de Jesus Cristo e ajudá-lo a apreciar mais plenamente Seu amor e Sua compaixão por toda a humanidade, conforme manifestado durante Seu ministério mortal e por meio de Sua Expiação infinita.

Em Lucas 5 estudo, veremos que por onde Jesus passava, ele impactava, para sempre, a vida dos que o tinham encontrado. Seja em um acontecimento coletivo como a pesca maravilhosa ou na experiência individual como foi com o leproso, o Grande Mestre mudava a perspectiva das pessoas.

Destes, 330 versículos são comuns aos três Evangelhos. Se pensarmos no Evangelho segundo Marcos, que é menor, 90% de seu material pode ser encontrado em Mateus (600 versículos) e 60% em Lucas (350 versículos). Há também uma parte comum a Mateus e Lucas (240 versículos), não presente em Marcos².

Lucas 2 e o bebê Jesus
Após apresentar o menino Jesus, Simeão profetizou para Maria sobre como seria o seu futuro. Ele viria para revelar os sentimentos dos corações dos homens e promover uma revolução em Israel e no mundo (Lucas 2.34–39). Além disso, ele deu uma prévia a Maria sobre o sofrimento que a aguardava.

Lucas 8 inicia falando das mulheres que acompanharam Jesus e seus doze discípulos em Sua turnê evangelística pela Galileia. Em gratidão por terem sido curadas “de espíritos malignos e doenças” (Lucas 8:2, NVI), elas passaram a cuidar das necessidades de seu Senhor e Mestre.

Em Lucas 3.1–6 lemos que João Batista começou o seu ministério no deserto próximo ao Jordão. Ele era um profeta diferenciado, pois sua missão era preparar o coração do povo para o ministério de Jesus Cristo. A pregação de João Batista confrontava o povo ao arrependimento, a mudança de atitude (Lucas 3.7-14).

(Lucas 7:35) A sabedoria
v. 35 Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos. A expressão a sabedoria é justificada por todos os seus filhos significa que todos os que vivem (e vivem bem) segundo os ensinamentos de João Batista e Jesus provariam que seu ensino estava certo.

O propósito central de toda escritura é encher nossa alma de fé em Deus, o Pai, e em Seu Filho Jesus Cristo. (…) A fé vem pelo testemunho do Santo Espírito a nossa alma, de Espírito para espírito, quando ouvimos ou lemos a palavra de Deus. E a fé amadurece quando nos banqueteamos continuamente na palavra.

Você pode explicar-lhes que perdoar a outras pessoas não significa que as pessoas que pecam contra nós não devem ser responsabilizadas por suas ações. Nem significa que devemos nos colocar em situações nas quais as pessoas possam continuar a nos tratar mal.

Em Lucas 22:1–30 aprendemos que perto do fim do Seu ministério mortal o Salvador reuniu-Se com os apóstolos para celebrar a páscoa. Naquela ocasião, Ele anunciou que um deles O trairia, instituiu o sacramento e ordenou que isso fosse feito em lembrança Dele e os ensinou que aqueles que servem são os maiores.

As curas miraculosas no Evangelho de São Lucas são 13, distribuídas em 11 dos 24 capítulos. Em algumas delas encontram-se homens com alguma deficiência que são reabilitados, como cegueira e paralisia.

Tomando uma expressão do próprio evangelista no segundo Livro (At 9,2; 19,9.23; 22,4; 24,14.22), pode-se afirmar que este é o evangelho do Caminho, pois Jesus torna-se o evangelho do Pai nos caminhos da Galileia, nos caminhos da Samaria e no Templo de Jerusalém.

O Evangelho de Lucas contém vinte e nove das quarenta parábolas atribuídas a Jesus nos Evangelhos.

Após um tempo com seus discípulos, Jesus quer saber como eles se sairiam sozinhos. Daí Ele lhes concede poder e autoridade para anunciar o Reino de Deus, curar enfermos e expulsar demônios. O propósito de Jesus fica bem claro: “poder para anunciar o Reino”.

“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e a praticam”. Ao declarar que todo aquele que faz a vontade de Deus é a sua família, Jesus não estava renunciando à sua família segundo a carne.

Lucas foi o evangelista que escreveu o terceiro Evangelho e o livro de Atos dos Apóstolos. Apesar de a Bíblia não dizer muito sobre quem foi Lucas, sabe-se que ele era um médico de profissão e colaborador do apóstolo Paulo. Inclusive ele acompanhou o apóstolo em muitas ocasiões.

A Parábola da Dracma Perdida fala sobre a forma como Deus busca o pecador perdido e se alegra com seu arrependimento. Essa parábola contada por Jesus está registrada em Lucas 15:8-10. Nela, Jesus retratou o empenho de uma mulher que, ao perder uma de suas dez dracmas, diligentemente se põe a procurar a dracma perdida.

São Lucas, Evangelista, que, segundo a tradição, nasceu em Antioquia de uma família pagã, era médico de profissão. Convertido à fé de Cristo, foi companheiro caríssimo do apóstolo São Paulo até a confissão (martírio) deste.

Lucas 6 e o comportamento do Cristão
Portanto, a hipocrisia no comportamento do cristão é logo descoberta. Isso porque há práticas que não conseguem ser mascaradas. Jesus Cristo encerra seu sermão com uma advertência: “Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6.46–49).

O milagre em que Jesus acalma a tempestade está registrado nos três Evangelhos Sinóticos (Mateus 8:23-27; Marcos 4:35-41; Lucas 8:22-25). Esse milagre revela de uma forma maravilhosa a completa divindade de Cristo. Ele é o verdadeiro Filho de Deus, cujo poder se estende sobre todas as coisas.

Neste capítulo de Lucas 18 estudo, veremos Jesus contar a parábola do juiz injusto e a do fariseu e o publicano, convidando as crianças a se achegarem a Ele e ensina como alcançaremos a vida eterna. Ele falará de sua morte e ressurreição que se aproximam e concederá visão a um homem cego.