O que que é padrão cultural?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Padrão cultural – é a norma de comportamento estabelecida pela sociedade, que levam os indivíduos a agir de acordo com eles. Subcultura – ocorre no interior de uma cultura, sendo diferenças significativa.

1. Padrões culturais. [Sociologia] Conjunto de normas de comportamento estabelecida pela sociedade. Ou seja, é a soma total das atividades -- atos, idéias, objetos -- de um grupo ajustadas pelos diversos traços e complexidades de uma sociedade.

a expressão padrão cultural se refere à soma total das atividades – 'atos, idéias, objetos - de um grupo; ao ajustamento dos diversos traços e complexos de uma sociedade. É aquela configuração exterior que uma cultura apresenta, traduzindo o conjunto de valores que expressa essa mesma cultura.

Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.

Significado de Padrão
Norma determinada e aprovada consensualmente pela maioria, ou por uma autoridade, que é usada como base para estabelecer uma comparação. Aquilo que serve para ser imitado como modelo; protótipo.

Tipos de padrões

  • Padrões para criação: buscam abstrair como ocorre o processo de instanciação de objetos: ...
  • Padrões estruturais: estabelecem como classes e objetos são compostos para formar estruturas maiores: ...
  • Padrões de comportamento: relacionados a algoritmos e atribuição de responsabilidades entre objetos:

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

Padrão social pode ser entendido como o conjunto de normas, costumes, regras e ideias intrínsecas a uma sociedade. Depois que o indivíduo nasce, ele é ensinado desde pequeno a se comportar devidamente dentro da sociedade na qual está inserido.

A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

A sociedade impõe um padrão de beleza, um padrão de felicidade, um padrão de vida... O padrão de vida é estudar, trabalhar, casar e ter filhos. Só assim se alcança a felicidade e a sensação de realização pessoal.

A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros.

Os padrões culturais têm um papel muito importante na vida social: são quadros de referência, são exemplos acessíveis às pessoas e influenciam atividades, relacionamentos e atitudes. Através do padrão cultural podemos descobrir o significado de um dado comportamento naquela cultura.

A idéia de padrão, em seu sentido antropológico, somente se formulou, no entanto, com a antropóloga americana Ruth Benedict, em sua obra clássica Patterns of culture (1934; Padrões culturais).

1 PADRONIZAÇÃO CULTURAL
A padronização e o planejamento da produção revoluciona a sociedade humana, impondo a racionalização acima de tudo, fazendo com que esta seja o grande fator que determina a produção de cultura na sociedade capitalista.

A diversidade cultural, como a própria expressão sugere, refere-se aos diferentes costumes e tradições de um povo, podendo ser representado através da língua, das crenças, dos comportamentos, dos valores, por meio da culinária, da política, da arte, da música, dentre tantos outros elementos.

A identidade cultural brasileira é o conjunto de traços culturais que definem o que é ser brasileiro. Em tese, os brasileiros compartilham determinadas características culturais que fazem com que cada um deles se sinta parte da nação. Esse conjunto de traços distintivos é chamado de brasilidade.

A cultura brasileira é representada pelo conjunto de tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião dos povos que viveram no país ao longo da história. Devido a um grande processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo.

Resposta: Ela vem do Latim PATRONUS, no sentido de “modelo a ser seguido”, de PATER, “pai”.