O que queima o aparelho a amperagem ou a voltagem?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.

Tensão ou Voltagem:
A tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos, medida em Volts (V). Quanto maior for a voltagem de um aparelho, mais energia poderá fluir, mesmo se a intensidade da corrente (medida em amperes) for a mesma.

No Brasil, as tomadas são majoritariamente de tensões de 127 e 220 volts. Como a tensão elétrica está ligada a força da corrente elétrica, ao se ligar um aparelho próprio para 127 volts em uma tomada de 220 volts, ele queima, porque não aguenta a força da corrente elétrica.

Voltagem inadequada, alteração na tensão, falha no aterramento, além de outros fatores são alguns exemplos. Quando a fiação do local é antiga (mais de 10 anos), é importante ter atenção redobrada. Muitas vezes, reformar parcial ou integralmente a parte elétrica é a solução.

Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores. Na Europa, a tensão costuma ser 220V, uma forma de economizar com fios de cobre.

Chamada de amperagem, a medição da quantidade elétrica feita em amperes é fundamental para viabilizar a melhor eficiência energética de dispositivos domésticos e equipamentos de grande porte, como geradores de energia elétrica.

Em síntese, baterias com amperagem menor podem ocasionar problemas na partida. Já baterias com amperagem maior, ou seja, acima da capacidade de recarga do alternador, causam dificuldades na manutenção ou reposição da carga.

Se colocar o 5 e 12v ligados, no mínimo irá queimar a fonte, e possivelmente outras coisas agregadas.

Tomada 20A
Sua potência máxima em 127V é de 2540W (127V*20A), já para 220V essa potência pode chegar a 4400W (220V*20A).

As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

Ou seja, quanto maior forem os amperes da peça, maior será a sua potência, assim a bateria terá mais energia para suprir a necessidade do veículo. Desta forma, também isso inclui o motor de partida e o Start Stop. No entanto, se o carro tem muitos dispositivos, ele vai depender de mais energia no sistema.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente. Então, o ideal é sempre conferir a voltagem correta do seu aparelho e da sua tomada antes de ligar, tá?

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.