O que quer dizer a palavra concupiscência na Bíblia?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais. Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim concupiscens, que significa “o que tem um forte desejo”, que deriva da palavra concupera, que quer dizer “ter forte desejo”.

1. Desejo imoderado de satisfazer a sensualidade; forte apetite sensual. 2. Desejo intenso de bens materiais ou terrenos.

A cobiça dos olhos é uma tentação mental, tentação que vem através do domínio da mente.

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modoslibertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade.

2 Propensão para a sensualidade exagerada; tendência excessiva ao desejo sexual; concupiscência, lascívia, lubricidade, verriondez, volúpia: “Por outro lado, a ausência de mulheres da raça branca neste aldeamento leva os homens de origem portuguesa a servirem-se dessas indígenas para a satisfação de sua luxúria” ( EV ) ...

16 Porque tudo o que há no mundo, a aconcupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a bsoberba da vida, não é do Pai, mas é do mundo. 17 E o mundo apassa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a bvontade de Deus cpermanece para sempre.

Significa que uma pessoa age de má-fé, com a intenção de obter vantagem ao enganar alguém ou ao cometer uma fraude.

A retidão é feita de tudo o que é bom. Ela abrange os princípios do poder e da lei dos céus pelos quais todas as coisas de Deus são dirigidas, controladas e governadas. A retidão é muito simples. Em todas as situações da vida com as quais nos deparamos há um caminho certo e um caminho errado a seguir.

A concupiscência da carne, no âmbito religioso, caracteriza o uso do desejo e prazer sexual como único sentido para a vida. Este comportamento seria de desagrado para Deus, segundo os religiosos.

16 Digo, porém: aAndai no Espírito, e não cumprireis a bconcupiscência da carne. 17 Porque a carne acobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Porém, se sois aguiados pelo Espírito, não estais debaixo da blei.

É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada. Soberba é um substantivo feminino, do latim supervia, que significa elevação, presunção, orgulho.

Cobiça é desejar o que é do outro. Ele perde e a gente ganha. Inveja é desejar que o outro perca, sem que a gente precise ganhar ou tirar alguma vantagem. Os invejosos são os piores, pois é difícil percebê-los, já que eles não ganham nada com o fato.

porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

adjetivo Que tende para os prazeres sexuais, para volúpia, sensualidade. Comportamento repleto de lascívia, sensualidade exagerada; libidinoso. Que provoca a luxúria ou por ela inspirado; sensual.

A impureza é maldade, ela nos torna maus. Olhamos as coisas pela ótica da impureza e do mal e, a partir disso, as nossas palavras se tornam maldosas e maliciosas; aquilo que nós fazemos para os outros se torna mal.

Significado de Libidinagem
Ato de libidinagem, a união carnal de um dos seus equivalentes. Maneira de agir da pessoa sensual, voluptuosa, lasciva. Etimologia (origem da palavra libidinagem).

Preguiça: é vista como pecado por gerar a procrastinação, a apatia, o desleixo. Uma polêmica de tal pecado está na sua origem, já que na época estava também ligada à melancolia (incluindo doenças como depressão). Inveja: é o desejo excessivo por tudo o que outra pessoa tem ou conquista.

A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos. O oposto da soberba é a humildade.