O que quer dizer a palavra Nictofobia?

Perguntado por: dsampaio . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Portanto, a nictofobia é definida como o medo do escuro ou da noite. São usados como sinônimo os termos “escotofobia” (medo da escuridão), “aclufobia” (medo da névoa) e “ligofobia (medo do crepúsculo).

O tratamento indicado são sessões de psicoterapia e medicação. Se a nictofobia for cuidada como deve, o medo do escuro pode até ser controlado, tendo como resultado noites de sono sem iluminação ou com o mínimo de luz.

Como mencionado, a nictofobia é o nome dado para quem possui um medo irracional do escuro. Não é um simples receio por ter assistido a um filme e ter ficado com muito medo, a fobia neste caso, vai além disso.

Pode ser ansiedade! Asma, insuficiência cardíaca e outras doenças respiratórias podem ser estar por trás da falta de ar.

O tratamento para a nictofobia pode envolver tanto psicoterapia quanto o uso de medicamentos. Na parte da psicologia, o mais indicado é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), em que o paciente desafia suas crenças sobre o medo do escuro.

eremofobia

Medo de ficar sozinho
'Autofobia', 'eremofobia' ou 'monofobia' se referem à fobia específica de isolamento, um medo mórbido ou um pavor de estar sozinho ou isolado. Quem sofre deste medo intenso não precisa estar fisicamente sozinho, mas apenas acreditar que está sendo ignorado ou não amado.

nomofobia

As fobias mais raras que existem no mundo, nomofobia, esse é o medo de ficar sem o celular. E a pessoa que tem isso. se não ficar mexendo nas redes sociais. ou se, por exemplo, a bateria do celular estiver acabando, ela pode ter até um ataque de pânico.

As pessoas com claustrofobia têm receio de se sentirem presas e medo de sufocar, pelo que evitam espaços fechados ou sem janelas, mas também lugares com muita gente nos quais antevejam que os seus movimentos sejam limitados. Alguns exemplos de espaços que as pessoas com claustrofobia tendem a evitar: Elevadores.

Deitar-se e lembrar-se de compromissos, tarefas pendentes e problemas a resolver, a ponto de perder o sono ou demorar muito para dormir, pode ser um sinal de ansiedade noturna.

Outro motivo que pode levar as pessoas a ter medo de dormir sozinhas é a autofobia ou monofobia. Essa fobia está relacionada ao medo de ficar sozinho em diversos momentos ou situações emocionais. Uma pessoa que sofre de autofobia teme desde estranhos até não ser amado.

O medo do escuro faz parte do desenvolvimento infantil e começa aos três anos de idade desaparecendo por volta dos seis anos.

Tratamento da autofobia
Não existe ainda um tratamento específico para curar a autofobia. No entanto, a psicoterapia pode ser uma ótima alternativa. Nela, serão tratados pontos que podem desencadear essa fobia, além de fazer o paciente compreender o que sente e porque sente quando tem essa fobia.

Quando temos medo, nós liberamos adrenalina e essa adrenalina vai causar alterações que nos preparam para enfrentar o perigo. Nós chamamos de reação de luta ou fuga e vai causar muitas alterações no nosso corpo”, afirma Pedro.

Os maiores medos das pessoas

  • Medo da rejeição. Aquela crença de que é preciso de aprovação dos outros é o que gera o medo da rejeição. ...
  • Medo de ficar sozinho. ...
  • Medo de fracassar. ...
  • Medo da incerteza. ...
  • Medo de tragédias. ...
  • Medo do julgamento. ...
  • Medo da mudança.