O que quer dizer a palavra predestinou?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

1. Eleger desde a eternidade (ex.: afirmou que Deus predestina os justos). 3. Destinar com antecedência.

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce. A palavra que pode exercer diferentes funções sintáticas na construção dos enunciados.

Ela vem do Latim PRAE-, “antes”, mais DESTINARE, “estabelecer, determinar”, por sua vez formada por DE–, intensificador, mais STANARE, derivado de STARE, “estar”. Naturalmente, predestinar tem a mesma origem.

1. Eleger desde a eternidade (ex.: afirmou que Deus predestina os justos). 3. Destinar com antecedência.

Pode-se admitir a predestinação, mas apenas no sentido de que Deus predestinou todos nós para a glória, para a salvação sempiterna. Mas não todos de uma vez, e sim cada um ao seu tempo de mérito para passar pela porta estreita. E os que serão condenados, o serão apenas temporariamente ou em uma das eternidades.

Calvino apresentou a predestinação, ou seja, a crença de que Deus, antes da criação, já havia escolhido quem seria salvo e quem seria condenado. Para saber qual era a decisão divina, o fiel deveria buscar indícios e viver uma vida correta, baseada em bons costumes.

João Calvino fundou, em 1534, uma religião que acreditava na predestinação, ou seja, que a salvação fora determinada por Deus.

O conceito da palavra destino é aonde vamos seguindo, depois que escolhermos o caminho a seguir. Já a predestinação, é para aonde iremos ir, automaticamente, quer a pessoa indo ou não.

A predestinação tem o objetivo em livrar o homem das penas do pecado para viver na plenitude para a qual foste criado, o que chamamos de salvação do ser humano.

Só é salvo que tem fé em Jesus
A fé em Jesus é a primeira base para a certeza da salvação. Aliás, todas as demais provas são evidências consequentes dessa fé. Para uma pessoa ser salva, de acordo com a Bíblia, ela tem que crer em Cristo. Sem a fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva.

Para João Calvino, a predestinação trazida na Bíblia dizia respeito ao fato de que Deus desejaria a salvação eterna para alguns, mas a condenação para outros. O calvinismo prega a predestinação absoluta, sendo muitas vezes incompreensível pelos mortais, dado o caráter onipresente e onisciente de Deus.

João Calvino: a ideia de que a salvação é previamente determinada por Deus. Como alcançar a salvação espiritual ou o simples favor de Deus? De fato, essa é uma das mais importantes questões que intrigam os cristãos ao longo de toda a História.

Eleição é o ato pelo qual Deus escolhe homens para si mesmo; predestinação é o ato determinativo de Deus quanto ao destino dos que Ele escolheu. Predestinação, na Bíblia, não tem a ver com escolha, mas com o destino dado àqueles que já foram escolhidos (DANIEL, 2017, pp.

Em Efésios 1, Paulo fala sobre a escolha de Deus operada em Cristo, antes da fundação do mundo. Foi o sangue de Jesus, derramado na cruz que promoveu tão grande eleição. A igreja de Éfeso correspondeu de forma surpreendente a fé anunciada.

Eleição incondicional, é uma doutrina do Calvinismo, e faz parte dos assim chamados Cinco pontos do calvinismo. Segundo essa doutrina, ao criar o mundo Deus escolheu algumas pessoas para a salvação, de acordo com seus próprios propósitos e sem levar em conta a virtude, mérito, ou fé nessas pessoas.

Predestinação tem como escopo a responsabilidade do cristão no Reino de Deus. E por último, o terceiro capítulo, que tem como conteúdo o significado do Livre Arbítrio e seus poderes para as dimensões de uma cristandade livre e responsável.

Os cinco pontos são:

  • T- Total Depravity (Depravação Total)
  • U- Unconditional Election (Eleição Incondicional)
  • L- Limited Atonement (Expiação Limitada)
  • I- Irresistible Grace (Graça Irresistível)
  • P- Perseverance of the Saints (Perseverança dos Santos)

Para o arminianismo, um homem pode deixar de ser salvo caso peque e não se arrependa e não persista nas boas obras. Já o calvinismo entende que, já que todo processo de salvação é uma ação divina, uma pessoa não pode fazer nada para ser salva ou deixar de ser.

Na mesma linha de Lutero, Calvino combateu várias ideias teológicas vinculadas ao catolicismo. Nessa ótica, Calvino condenou, por exemplo, a idolatria e a devoção à Virgem Maria. Além disso, João sustentava que a salvação só poderia ser conquistada pela fé em Cristo e pela predestinação.

A salvação é graça. Ela é um dom de Deus, pois ninguém é salvo pelas obras. A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça.

O tempo está favorável a nós, penitentes, porque o Dia da salvação chegou. O Dia é Cristo descido do seio do Pai para ser levantado da terra, a fim de descer à mansão dos mortos, no ventre da terra, para fazer subir os que jazem na sombra da morte (Lc 1,79).