O que quer dizer a palavra sistematizado?

Perguntado por: afernandes7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

adjetivo Que foi alvo de sistematização; que se conseguiu sistematizar. Em que há ordenação; que se apresenta da maneira metódica; sistemático. Etimologia (origem da palavra sistematizado).

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), norteia-se em métodos ativos de aprendizagem e vivência, que valorizam a construção do conhecimento pelo estudo em grupo e individual, facilitando a integração dos participantes no estímulo ao intercâmbio de experiências.

Uma pessoa sistemática é alguém que segue à risca as regras que lhe são impostas e as que ela mesma cria. São organizadas, metódicas, cuidadosas e rigorosas. Essas características, em geral, são vistas como pontos positivos.

A sistematização relaciona os processos imediatos com seus contextos, confronta o fazer prático com os pressupostos teóricos que o inspiram. Assim, o processo de sistematização se sustenta em uma fundamentação teórica e filosófica sobre o conhecimento e sobre a realidade histórico-social.

A sistematização assume um caráter de resgate da experiência de uma prática, da produção de conhecimentos e do empoderamento dos sujeitos sociais envolvidos na prática, e, ao mesmo tempo, constitui-se, por si só, como investigação social (Ghiso, 2001).

Para Falkembach (1995), sistematizar é transformar a própria experiência em objeto de estudo; desconstruir e reconstruir ordenadamente as práticas de educação, organização e promoção social; construir conhecimento coletivamente; constituir-se num processo radical; e promover mudanças na prática e em seus agentes.

A palavra sistematização provém da ideia de sistema, de ordem ou classificação de diferentes elementos sob uma regra ou parâmetro similar. Então, a sistematização é o estabelecimento de um sistema ou ordem que tem como objetivo obter os melhores resultados possíveis de acordo com o fim que se tem para atingir.

Expõe, indicando o motivo ou razão: 2 expõe, explana, desenvolve, demonstra, ilustra, explicita, exemplifica, informa, descreve, relata, interpreta, especifica, expende.

Para sistematizar, é importante definir um objetivo claro e específico para o estudo. Em seguida, é necessário fazer uma pesquisa sobre o tema, reunindo informações relevantes e confiáveis. Depois, é hora de organizar essas informações em tópicos ou categorias, de acordo com a relevância e relação entre elas.

O Espiritismo é uma doutrina de cunho científico-filosófico, estabelecida no século XIX, por Denizard Hippolyte Leon Rivail, mais conhecido como Allan Kardec.

1.4 Como surgiu o ESDE proposto na FEB? Por iniciativa da Espiritualidade em mensagens transmitidas no Rio Grande do Sul. Posteriormente, em 1982, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul propôs ao Conselho Federativo Nacional, que solicitou à FEB, o desenvolvimento de um programa específico para esse fim.

Que é constante, contínuo ou persistente.

A sistematização, diferente do simples registro, é um processo de análise da experiência vivenciada que possibilita uma compreensão mais profunda, melhorando a prática e compartilhando com outras práticas os ensinamentos desta.

O ideal é promover momentos de relaxamento e estimular o sistemático a ter momentos para esvaziar a mente ou concentrar-se em outra coisa que não seja o trabalho — como uma música, um livro ou uma brincadeira. Outra dica é elogiá-las.

A sistematização das análises é o processo de organização e estruturação do conteúdo para uma melhor compreensão e análise de um determinado tema ou objeto de estudo.

A Sistematização da Avaliação do Ensino (SAE) sugerida vem se estabelecer como um método que visa a substanciar o olhar docente pela ótica da integralidade em que cada aluno se insere na conjuntura educativa.

O texto sistematizado, alternativo da tese original, deve ser elaborado de forma crítica, com a necessária articulação teórica, precedido por uma introdução e completado pelas conclusões, devendo ser individual, de autoria do próprio candidato e redigido em português ou inglês.

Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva para as divisões e subdivisões do texto de um documento, seguindo a norma NBR 6024 (Numeração progressiva das seções de um documento).