O que quer dizer requisição de pagamento de pequeno valor paga liberada?

Perguntado por: sbrites . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

RPV é uma requisição de pagamento que se faz a um ente público em razão de uma dívida reconhecida por sentença judicial transitada em julgado, que possibilita à parte vitoriosa receber o crédito da condenação independentemente da expedição de precatório, em razão de seu menor valor.

Primeiramente, é importante explicar que a requisição de pagamento funciona como uma comunicação formal para solicitar o pagamento de um título público. Ou seja, através dela, o Tribunal de Justiça onde tramitou o processo comunica o ente público (federal, estadual ou municipal) sobre sua obrigação em quitar a dívida.

O Requisitório de Pequeno Valor (RPV), utilizado para pagamentos de valores até 60 (sessenta) salários mínimos, tem o prazo de até 60 (sessenta) dias para pagamento, a contar da data de protocolo no Tribunal.

Depois de expedida, deverá ser encaminhada ao representante do ente público que perdeu a ação e que é o responsável pelo seu pagamento. De acordo com a lei 10.259 de 2001, as Requisições de Pequeno Valor devem ser pagas em até 60 dias corridos. E esse prazo, na maioria das vezes é respeitado.

O que acontece se a RPV não for paga no prazo? Se a RPV não for paga no prazo de 60 (sessenta) dias do seu recebimento, o Juiz que a expediu deve realizar o sequestro do valor requisitado diretamente nas contas do Ente Devedor e repassá-lo ao credor por meio de alvará judicial.

O saque dos valores das RPVs poderá ser realizado em qualquer agência da instituição financeira depositária, indicada na movimentação da requisição, acessível em: http://rpvprecatorio.trf5.jus.br/.

Os beneficiários “pessoa física” poderão direcionar o resgate para o banco, agência e conta corrente de mesma titularidade da RPV. Ou seja, a conta de destino deverá ter o mesmo CPF cadastrado na RPV.

O que significa RPV liberada nos autos? Essa é a informação que todo credor espera. Significa, basicamente, que a entidade derrotada na Justiça pagou a quantia devida e que esse dinheiro já está pronto para saque.

O pagamento será efetuado no prazo máximo de noventa dias, contados da expedição da requisição, por ordem do juiz, através de depósito judicial nas agências da Caixa Econômica Federal, inexistindo expedição de precatório requisitório ou de outra RPV para o mesmo crédito em questão.

A Requisição de Pequeno Valor (RPV) é paga se o valor atrasado for de até 60 salários mínimos. Em 2023, o valor de 60 salários mínimos representa R$ 78.120,00. Nessa modalidade, o tempo de espera é menor e você recebe o benefício de forma mais rápida. Todo os meses, são liberadas as RPVs.

Após a sentença judicial, o Estado tem até 60 dias para efetuar o pagamento da dívida.

Regra geral, o prazo de pagamento da RPV é de sessenta dias da chegada do ofício requisitório no órgão devedor.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

Como a RPV e o precatório judicial possuem prazos diversos de pagamento, esse fato, segundo o INSS, beneficia o advogado, que irá satisfazer seu crédito muito antes do próprio cliente, que receberá o crédito principal por precatório, situação teratológica que merece reforma pela via recursal.