O que quer dizer um silvo longo?

Perguntado por: iluz3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Lembrando que todos esses avisos sonoros são acompanhados de gestos padronizados do guarda de trânsito! Silvo curto: indica que é para o carro seguir; Dois silvos curtos: é indicação para o veículo parar; Silvo longo: indica que o automóvel deve reduzir a marcha que está sendo utilizada.

Um silvo longo: diminua a marcha;
Três silvos longos: motoristas a postos.

Sinais sonoros
Os sons emitidos pelo apito têm significados diferentes, veja abaixo: Um silvo breve: significa “siga”; Dois silvos breves: significa “pare”; Um silvo longo: significa “reduza a velocidade”.

Sinalização sonora
Apito breve: o motorista deve seguir. É utilizado para liberar o trânsito no sentido indicado pelo agente. Dois apitos rápidos: indica parada obrigatória, para motoristas ou pedestres, de acordo com a indicação do agente. Apito longo: pedido para reduzir a velocidade, ou parar o veículo.

2 apito, assobio, sibilo.

2. por extensão: som produzido pelo objeto. Apito é sinônimo de silvo, mas essa palavra é pouco usada. Em geral, emprega-se silvo como correspondente de apito - como o som do apito de guardas de trânsito - em materiais escritos de auto-escolas.

Carinho excessivo; mimo, regalo: trazia consigo bons presentes e outros viços. Etimologia (origem da palavra viço).

É uma sinalização executada pelo agente de trânsito e pelo condutor de veículo utilizando instrumentos sonoros tais como apitos, buzina e sirenes. O condutor de veículo, quando quer advertir alguém, utiliza a buzina, restringindo-se a um toque breve.

O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo. É responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro e pela atualização permanente das leis de trânsito.

A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

a) Significado dos sinais sonoros: Um apito curto significa que o barco irá passar a estibordo. Dois apito curtos significa que irá passar a bombordo. Três apitos curtos significa que o barco vai para trás.

Os sinais de trânsito classificam-se em:

  • I - verticais;
  • II - horizontais;
  • III - dispositivos de sinalização auxiliar;
  • IV - luminosos;
  • V - sonoros;
  • VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

Os sinais de indicação existem para informar ao motorista sobre cidades, vias e locais específicos, indicando distâncias, percursos e serviços. O Código de Trânsito Brasileiro ainda descreve que essas placas servem para educar motoristas e pedestres sobre destinos e localizações.

No apito, o nosso sopro incide sobre uma lâmina, gerando pequenos redemoinhos, que a fazem vibrar. Com isso, são produzidas vibrações no ar: o som. Essas vibrações são amplificadas na câmara. O interessante é que o som produzido é amplificado em uma espécie de caixinha, chamada câmara, que existe no apito.

Um apito é um instrumento simples que produz um som agudo e penetrante ao soprar ar através dele.

Braço estendido verticalmente e palma da mão para a frente.
Significa uma ordem de parada obrigatória para todos os veículos.

Os comandos por meio de apitos serão dados mediante o emprego de silvos longos e curtos. Os silvos longos serão dados como advertência e os curtos, como execução.

Marcas transversais
Os melhores exemplos são as marcas de reduzir velocidade, para indicar a travessia de pedestres e definir a parada obrigatória do veículo em determinado ponto da via para que ele tome uma decisão mais segura.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) os pedestres têm prioridade sobre os veículos por serem os mais vulneráveis em casos de sinistros de trânsito. O artigo 70 diz que se o pedestre estiver atravessando a via sobre as faixas delimitadas para essa finalidade terá prioridade de passagem.

Significado de Silenciosa
adjetivo Sem barulho; que está e permanece em silêncio. Que não gosta de falar, de se expressar: aluna silenciosa. Sem barulhos nem ruídos; calada, quieta: sala silenciosa.

2 tranquilidade, sossego, serenidade, calma, paz, placidez, quietude, quietação, calmaria, mansidão, remanso, repouso.