O que Raquel roubou de seu pai?

Perguntado por: ifogaca2 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Foi, portanto, em um descuido de Labão que Raquel roubou seus ídolos (ou seja, suas escrituras), com o fim de entregá-los posteriormente a Jacó, e fazer dele o novo senhor daquelas terras.

Os Terafins¹, ou ídolos do lar eram imagens de ídolos que eram carregados como amuletos para cura e prosperidade. Este ídolo acompanhava as famílias por gerações e representava as terras da família como um protetor espiritual. Quem detivesse o ídolo da família teria direito à maior parte da herança.

Após dias de viagem rumo à Canaã, Jacó arma acampamento para descansar e são encontrados por Labão. Ele acusa o sobrinho de roubar seus bens, mas revela que Deus falou com ele e, por isso, não vai atacá-lo. Ainda assim, Labão sai à procura de seus ídolos, mas Raquel consegue escondê-los a tempo.

Tratava-se de uma tentativa de indenização do esposo pelo engano que o levou a sete anos extras de trabalho nas terras de seu pai, o que é um sinal de que Raquel não cria plenamente que Deus daria a Jacó a terra de Canaã, como havia prometido.

Se essa afirmação for correta, aquele que possuísse os terafim teria o direito de herdar os bens do pai. Essa circunstância esclarecia que Raquel levou as imagens, porque Labão lhe havia 'roubado' a herança (ver Gênesis 31:14–16).

Raquel consegue engravidar de Jacó em "Gênesis"
Depois de apelar até para Bila (Allana Lopes) se deitar com Jacó, Raquel consegue engravidar do marido, dando à luz para José, com a ajuda de Yarin (Andréa Avancini). A vilã fica maravilhada com o herdeiro, assim como o marido, que esquece até do restante.

A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.

10 E aconteceu que, quando Jacó viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço, e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe. 11 E Jacó beijou Raquel, e levantou a sua voz, e chorou.

Imagem de escultura na Bíblia
"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. "Não façam ídolos, nem imagens, nem colunas sagradas para vocês, e não coloquem nenhuma pedra esculpida em sua terra para curvar-se diante dela.

Êxodo 20:3-6 (Não adorar imagens) - Bíblia.

O que é Narcisismo:
Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo. O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco.

Salmos 24:6 In-Context
6 Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. 7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

Desejando se casar com a moça, Jacó firmou um acordo com Labão no qual ele seria empregado por sete anos no cuidado de seus rebanhos.

Gênesis: Jacó fica muito rico após ser agraciado por Deus.

te·ra·fim fim. [ Religião ] Deus ou ídolo venerado por algums povos semíticos.

1685 a.C.

Idolatria na Bíblia
Muitos israelitas adotaram os ídolos e os rituais idólatras desses povos (Juízes 2:11-12). Mas a Bíblia diz que só há um Deus, que é espírito e não pode ser representado por imagens nem objetos criados por homens (João 4:24).

Antes de morrer, ela pede que o filho se chame Benoni, “aflição” em hebraico. Raquel sente fortes dores e entra em trabalho de parto. Zilpa escuta os gritos e chega para realizar o parto com a ajuda de Lia. Após um parto complicado, ela dá à luz ao segundo filho e morre nos braços da irmã.