Quanto tempo Jacó esperou para se casar com Raquel?

Perguntado por: omagalhaes9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Em Gênesis, Jacó vira escravo de Labão para se casar com Raquel: 'Sete anos'

São muitos os que pregam que Jacó teve de esperar mais sete anos, casado com Lia para poder casar-se com Raquel. A Bíblia simplesmente não diz isto. Labão falou que ele esperaria passar a semana de Lia, que eram os dias de bodas e, em seguida, casaria com Raquel. Foi exatamente isto que aconteceu.

Jacó casou-se, portanto, com Lia e uma semana depois com Raquel, vindo a trabalhar pelo seu dote mais 7 anos. Jacó teria na ocasião 84 anos de idade enquanto que Lia e Raquel teriam 29 anos, a mesma idade, uma vez que eram gêmeas.

Um amor inesquecível
Como era comum na época, Jacó fez um acordo com o pai de Raquel para que pudesse se casar com ela. Por isso, o homem trabalhou sete anos pela amada, que “lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29, 20).

Como em "Gênesis", na Bíblia, ao chegar em Harã, Jacó acabou conhecendo Raquel e se apaixonou imediatamente pela prima e não demorou nem um mês para que o filho de Isaque fizesse a proposta de casamento para Labão.

Raquel (Thaís Melchior) chora nos braços de Jacó (Miguel Coelho) por dificuldades para engravidar. Raquel (Thaís Melchior) se desesperará com um problema de fertilidade em Gênesis. A segunda mulher de Jacó (Miguel Coelho) conversará com Bila (Allana Lopes) sobre sua frustração por não dar um filho ao amado.

Jacó chorou ao Raquel se casar com ele; nosso Senhor cobriu a igreja com seu sangue, salvando-a. As lágrimas são o símbolo do sangue, porque não é sem dor que jorram dos olhos. As lágrimas de Jacó são apenas a figura do grande sofrimento do Filho, pelo qual a Igreja dos gentios foi salva.

Em Gênesis 29, versículo 20 diz: “Assim, serviu Jacó sete anos por Raquel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava.” Posso dizer que esse versículo me arrebatou logo que eu li. Jacó esperou SETE ANOS por Raquel.

10 Chegando eles, pois, à aeira de Atade, que está além do Jordão, bchoraram um grande e doloroso pranto; e ele guardou luto por seu pai por sete dias.

Vimos no capítulo de Gênesis da última segunda (23), a luta entre Jacó e Deus, que durou a noite toda e só acabou quando Deus deslocou a sua coxa.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

Jacó amava Raquel muito mais do que amava Lia. Como Raquel não podia ter filhos, ela culpou seu marido e depois permitiu que sua serva, Bila, gerasse filhos no lugar dela. Lia também permitiu que sua serva, Zilpa, fizesse o mesmo.

Isaque, filho de Abraão, casou-se com quarenta anos. Rebeca, sua mulher, era estéril e ele orou por ela vinte anos. Rebeca foi curada em resposta à oração de seu marido e deu à luz a seus filhos gêmeos Esaú e Jacó.

Com a história de Jacó, conhecemos Lia e Raquel. Lia, a irmã mais velha, que tem os olhos tenros, e Raquel, a mais formosa que conquista Jacó. Ele então trabalha 7 anos para se casar, mas seu sogro o engana e ele acaba se casando com Lia, o que o leva a trabalhar mais 7 anos por Raquel.

De repente, no meio da noite, Jacó, o enganador, se põe a lutar com Deus e prevaleceu (Gn 32:22-31). Foi uma noite de luta e confissão. Naquela noite Deus mudou o nome de Jacó para Israel, agora campeão com Deus.

Continuar lendo Por que Raquel chora?