Qual o final de Raquel em Gênesis?

Perguntado por: ddiniz5 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Raquel sente fortes dores e entra em trabalho de parto. Zilpa escuta os gritos e chega para realizar o parto com a ajuda de Lia. Após um parto complicado, ela dá à luz ao segundo filho e morre nos braços da irmã.

Morte de Lia na Bíblia
Na Bíblia, o falecimento dela também é retratado com discrição. No livro consta que ela foi sepultada no túmulo da família de Jacó em Macpela, Hebrom, mais precisamente em Gênesis 49:31.

Jacó a beijará com vontade, e os dois trocarão carinhos e se deitarão. Mais tarde, ela dará boa-noite e virará de costas por estar acostumada a vê-lo deixar a cama após o sexo. Entretanto, ele beijará sua testa e assegurará que não vai mais embora. A mulher caíra no choro tamanha a sua alegria.

Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18”Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

A morte de Raquel
Após partir de Betel, estando a caminho de Efrata, Raquel deu à luz ao seu segundo filho, Benjamim. Raquel teve um parto muito difícil, e acabou morrendo logo após o nascimento do menino.

Após um parto complicado, ela dá à luz ao segundo filho e morre nos braços da irmã.

A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca. Jacó, que já terá sido rebatizado como Israel por Jesus (Dudu Azevedo), também não esconderá o afeto que nutre pelo filho José, personagem de Juliano Laham.

Lia realmente nunca foi a mais amada e querida por Jacó, isto é fato! No entanto, alguns detalhes desta história foram alterados para poderem ser retratados na novela " Gênesis", da Record TV. Na Bíblia, Raquel não é vista como uma vilã e, sim, como a mulher que foi a escolhida do filho de Isaque e não de Deus.

1665 a.C.

Nas cenas que fecham a trama, Jacó estará extasiado de felicidade por ter reencontrado seu filho perdido, José, que se tornou o governador do Egito, e estar reunido com toda a sua família novamente. Mesmo debilitado, ele terá a oportunidade de conhecer seus novos netos, filhos de José e Asenate (Letícia Almeida).

Deus permitiu a trapaça de Labão assim como a trapaça de primogenitura de Jacó. Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. - A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

Jacó despreza Lia após descobrir gravidez de Raquel.

O Livro de Gênesis conta o famoso episódio da esterilidade de Raquel. Jacó a amava mais do que amava sua primeira esposa, Lia, mas queria muito filhos biológicos.

Jacó oferece sete anos de trabalho gratuito como dote para se casar com Raquel.

Jacó chorou ao Raquel se casar com ele; nosso Senhor cobriu a igreja com seu sangue, salvando-a. As lágrimas são o símbolo do sangue, porque não é sem dor que jorram dos olhos. As lágrimas de Jacó são apenas a figura do grande sofrimento do Filho, pelo qual a Igreja dos gentios foi salva.

16 E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da mais nova, Raquel. 17 Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. 18 E Jacó amava Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha mais nova.

Raquel (Thaís Melchior/Giselle Tigre) morreu no capítulo desta sexta-feira (27) de Gênesis. Apesar da emoção da cena, o público da novela bíblica da Record se mostrou revoltado com a trajetória da personagem, que foi chamada de "injusta e distorcida".

Raquel consegue engravidar de Jacó em "Gênesis"
Depois de apelar até para Bila (Allana Lopes) se deitar com Jacó, Raquel consegue engravidar do marido, dando à luz para José, com a ajuda de Yarin (Andréa Avancini). A vilã fica maravilhada com o herdeiro, assim como o marido, que esquece até do restante.