O que Salomão quer dizer em Cantares?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O livro de Cantares de Salomão é um livro poético do Antigo Testamento. Esse livro também é chamado de Cântico dos Cânticos de Salomão, porque esse é o seu título original registrado em sua primeira linha (Cantares 1:1). Esse título significa literalmente que aquele cântico é o mais excelente de todos os cânticos.

1. Formar com a voz sons musicais. 2. [Por extensão] Fazer ruído contínuo e cadenciado, mas não molesto.

O nome Cântico dos Cânticos em hebraico tem um valor superlativo por isso pode ser traduzido também como o “Cântico mais belo”, o “Cântico sublime”. O amor humano é uma realidade sublime e profunda demais para ser descrita com palavras humanas e por isso recorre-se à poesia.

Ao longo de oito capítulos, os Cantares de Salomão trazem poemas líricos de amor, escrito para exaltar as virtudes do casamento, e do amor entre o marido e sua esposa. O casamento é claramente um propósito de Deus, uma bênção para a humanidade.

Sulamita

Salomão para a sua amada Sulamita.

Cantares é um poema de amor e o aceitamos como inspirado por Deus, pois a Bíblia toda é considerada uma “carta magna de Deus” dirigida à humanidade. Ela é um discurso que aponta o caminho do amor como um caminho para se viver melhor.

Cântico dos Cânticos 1:1-8 NTLH
O seu amor é melhor do que o vinho. O seu perfume é suave; o seu nome é para mim como perfume derramado. Nenhuma mulher poderia deixar de amá-lo.

Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. De facto, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo; pelo contrário, alimenta-o e cuida dele, como Cristo faz à Igreja; porque nós somos membros do seu Corpo. Por isso, o homem deixará o pai e a mãe, unir-se-á à sua mulher e serão os dois uma só carne.

1 Eis que és formosa, amada minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas por detrás do teu véu; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade.

Em Cânticos 1 vemos que o amado e amada declaram que o amor é melhor do que o vinho e mais marcante. O amor verdadeiro é duradouro, permanente. O que o amado e a amada nos ensinam, é que o amor entre o homem e a mulher deve ser celebrado. Deve ser carregado ade alegria, prazer, companheirismo, satisfação.

Vai entrando no lagar, onde as jovens vestidas de branco, pisavam as uvas de pés descalços o dia todo, para confecção do melhor vinho. Bem de longe avista uma jovem, bela, formosa! Salomão se apaixona por ela. A jovem olha para o pastor de ovelhas e ele vai aproximando e diz: “Ei moça”!

1 aCântico dos cânticos, que é de Salomão. 2 Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. 3 Suave é o aroma dos teus unguentos, como o unguento derramado o teu nome é; por isso as virgens te amam. 4 Leva-me tu, correremos após ti.

A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher” (1 Coríntios 7:3-4). Como disse a esposa de Salomão: “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu” (Cântico dos Cânticos 6:3).

Comentário devocional: O segundo capítulo 2 retrata poderosamente a relação de amor entre Salomão e sua amada durante o seu namoro. Usando exemplos da natureza, a Sulamita descreve sua comunhão íntima com Salomão (verso 3).

Conhecemos a história do encontro entre Salomão e a rainha de Sabá graças à Bíblia hebraica.

Fiquei sabendo que esta palavra (umbigo) é objeto de muitas discussões entre alguns tradutores. Alguns tradutores acreditam que a palavra umbigo foi colocada para “suavizar” o texto no momento da tradução do hebraico para o português, pois no hebraico esta palavra refere se ao órgão sexual da mulher.

127). “[O livro de Cantares de Salomão é] às vezes chamado de Cânticos (como em latim) ou Canto dos Cantos (como em hebraico).