Para quem foi escrito o livro de Cantares?

Perguntado por: rjaques6 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Se o livro de Cantares foi escrito antes da divisão do reino, então o livro de fato foi escrito durante o reinado de Salomão. Mas se Cantares foi escrito após a divisão, então quem o escreveu foi um ilustre anônimo que dedicou sua obra ao antigo rei de Israel.

Sulamita era uma mulher muito formosa, a preferida do Rei Salomão. Ela é a personagem principal do livro Cantares de Salomão, da Bíblia. No livro ela é chamada de amada e descrita como uma mulher mais bela entre todas as mulheres (Cantares 1:8; 4: 1-7; 6:4).

Ao longo de oito capítulos, os Cantares de Salomão trazem poemas líricos de amor, escrito para exaltar as virtudes do casamento, e do amor entre o marido e sua esposa. O casamento é claramente um propósito de Deus, uma bênção para a humanidade.

1. Formar com a voz sons musicais. 2. [Por extensão] Fazer ruído contínuo e cadenciado, mas não molesto.

O Cântico dos Cânticos é fundamentalmente um canto de amor, de paixão, mas não um amor efêmero: fala-se de um noivo e de uma noiva. E a característica que talvez torne o amor tão sublime é justamente porque se trata de um amor de eleição, de escolha, um amor que como diz o Cântico é “forte como a morte”.

O texto de Cantares, na história da tradição, possibilitou várias alternativas de interpretação, mas prevalecendo uma porta de entrada, permitindo à Igreja olhá-lo apenas sob um determinado ângulo.

Significado do livro de Cânticos, Cantares, Cântico dos Cânticos ou Cânticos de Salomão. A poesia toma a forma de um diálogo entre um marido (o rei) e sua esposa (a sulamita). Podemos dividir o livro em três seções: o namoro, o casamento e a maturação do casamento.

Salomé Sulamita (Schlomit, em hebraico) é também uma forma do nome Salomé, como também era chamada a personagem bíblica que ficou célebre nos evangelhos de Marcos e Mateus, pelo episódio de decapitação de São João Batista.

Ele. 15 Como és formosa, minha amada! Como és formosa, com teus olhos de pomba!

Ela afirma: EU SOU DO MEU AMADO, E O MEU AMADO É MEU. Assim ela nos “apresenta os padrões determinados por Deus para o casamento, ilustrando os privilégios maravilhosos e as responsabilidades sérias que o marido e a esposa têm para com Deus e um para com o outro”, conforme nos ensina Warren Wiersbe.

Seja ou não Salomão o autor da obra, com certeza, mostra a história de um casal apaixonado e, não somente fala da pureza do amor humano, mas sua própria inclusão no Cânon (na bíblia) relembra-nos um amor que é mais puro do que o nosso, o amor de Deus (Ágape), o amor de entrega total.

O Cântico exalta o amor conjugal, a fidelidade e a beleza física, sendo um texto carregado de lirismo e com um indiscutível teor erótico. O livro tem sido objeto de inúmeras e díspares interpretações ao longo da história, e até mesmo a sua sacralidade é posta em dúvida.

8 Sessenta são as rainhas, e oitenta, as concubinas, e as virgens, sem número. 9 Porém uma é a minha pomba, a minha perfeita, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; vendo-a, as filhas a chamarão bem-aventurada, as rainhas e as concubinas a louvarão.

A palavra chave aqui é “como”. Naturalmente, ela desejava que seu amado seja realmente seu irmão, mas somente que ela tivesse a liberdade de beijá-lo em público e ir na companhia dele a qualquer lugar, sem atrair comentários. Bíblia de Genebra.

7 Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum.

Em Cânticos 1 vemos que o amado e amada declaram que o amor é melhor do que o vinho e mais marcante. O amor verdadeiro é duradouro, permanente. O que o amado e a amada nos ensinam, é que o amor entre o homem e a mulher deve ser celebrado. Deve ser carregado ade alegria, prazer, companheirismo, satisfação.