O que são bactérias e cianobactérias?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Cianobactérias são microrganismos procariontes e fotossintetizantes. Por sua característica procarionte, assemelham-se a bactérias. Mas por serem produtoras fotossintetizantes, como as algas eucariontes, são conhecidas pelos botânicos como cianofíceas.

São microorganismos com características celulares procariontes (bactérias sem membrana nuclear), porém com um sistema fotossintetizante semelhante ao das algas (vegetais eucariontes), ou seja, são bactérias fotossintetizantes.

As cianobactérias são organismos que apresentam benefícios para a natureza e para os seres humanos, como: Transformar energia solar em química por meio da fotossíntese; Apresentar valor econômico nos setores farmacêuticos e agrícola; Fixar nitrogênio atmosférico, contribuindo para a fertilidade do solo.

Como supramencionado, as cianobactérias são organismos fotossintetizantes (autotróficos) semelhantes a algas unicelulares. Porém, como não possuem um núcleo delimitado por membrana (procarionte), são também semelhantes às bactérias. São seres unicelulares, mas que podem formar colônias ou filamentos.

As cianobactérias são encontradas em diversos habitat, sendo a maioria, no entanto, de água doce. O grande sucesso das cianobactérias está relacionado com fatores como sobreviver em ambientes com diferentes tipos de luminosidade, serem capazes de estocar nutrientes e conseguirem captar nitrogênio atmosférico.

As bactérias são organismos procariontes e unicelulares, isto é, formadas por uma única célula, sem núcleo e com organelas ligadas à membrana. Elas podem viver isoladas ou reunidas em agrupamentos que possuem formas típicas e que variam entre as espécies.

Elas auxiliam: digestão de ruminantes, tratamento de esgoto, produção de antibióticos, fabricação de laticínios etc. As bactérias não são somente organismos causadores de doenças! Elas contribuem, e muito, para melhorar a qualidade ambiental e de vida de diversas espécies.

Classificação das bactérias

  • Cocos: bactérias que apresentam formato esférico. ...
  • Bacilos: bactérias que apresentam formato de bastão. ...
  • Espirilos: bactérias com formato helicoidal e rígidas.
  • Espiroquetas: bactérias com formato helicoidal e flexíveis.
  • Vibrião: bactérias que apresentam formato de vírgula.

A elevada quantidade de nutrientes na água, juntamente com a exposição à luz e a temperaturas elevadas, favorece a multiplicação excessiva das cianobactérias, um fenômeno chamado de floração, caracterizado pelo acúmulo de células que formam uma camada verde na superfície da água.

O fornecimento extensivo de nutrientes (N e P), o aumento dos níveis de CO2 atmosférico e as temperaturas mais elevadas da água intensificam o crescimento de Cianobactérias. A estratificação vertical, o tempo de residência na água e as interações com outros biotas são também fatores que contribuem.

Algumas cianobactérias conseguem captar nitrogênio da atmosfera e convertê-lo em nutrientes. Elas têm um papel importante na alimentação de outros organismos e contribuem para a fertilidade do solo e da água.

A presença excessiva de cianobactérias, sempre que formam escuma na superfí- cie, é sinalizada por uma cor verde-azulada na água.

Como se alimentam
As cianobactérias são seres fotossintetizantes. Por conta disso, elas produzem seu próprio alimento por meio da luminosidade. Diferente das plantas, esses microrganismos possuem outros pigmentos além da clorofila.

As cianobactérias reproduzem-se por cissiparidade, mas também podem reproduzir-se por fragmentação dos filamentos e por cissiparidade múltipla. As cianobactérias não possuem flagelos, mas algumas formas filamentosas como as do género Oscillatoria têm curiosos movimentos deslizantes.

As bactérias são seres microscópicos que se reproduzem assexuadamente por divisão binária, também chamada de cissiparidade.

As cianobactérias são um grupo muito heterogêneo, e sua classificação responde mais a critérios didáticos que sistemáticos. A taxonomia está atualmente em revisão. A classificação que segue, com nomenclatura botânica, é proposta por Cavalier-Smith em 2002: Reino Monera.

As bactérias são organismos microscópicos unicelulares. Elas estão entre as formas de vida mais primitivas da terra. Há milhares de tipos diferentes de bactérias, e elas vivem em todos os ambientes concebíveis em todo o mundo. Elas vivem no solo, na água do mar e nas profundezas da crosta da Terra.

Do ponto de vista das bactérias, fotossínteses têm uma inconveniência: produzem oxigênio como dejeto. O gás em nada serve para elas, que então o liberam para o ar. Sendo assim, a explicação para a "Grande Oxidação é simples": cianobactérias bombearam oxigênio "rejeitado" para a atmosfera, transformando a Terra.

Aprovada pela comunidade. Semelhanças entre elas e as cianobactérias: possuem células procariontes, não tendo um núcleo envolvendo seu material genético, além de serem unicelulares.

As bactérias são organismos muito pequenos formados por uma única célula, ou seja, são unicelulares. Além disso, não apresentam carioteca, e por isso são denominadas procariontes. O material genético fica concentrado em uma região que é denominada nucleoide. Essas células também não apresentam organelas membranosas.

Entre os tipos fundamentais, podemos citar:

  • Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão.
  • Cocos: Bactérias de formato esférico.
  • Espirilos: Bactérias em forma de sacarrolha.