O que são bens imóveis exemplos?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O que são bens imóveis? Bens imóveis são aqueles que estão vinculados ao solo e não podem ser removidos do seu lugar sem destruição ou dano à sua estrutura. Também podem ser chamados de bens de raiz. Edifícios, construções, terrenos e árvores são alguns exemplos.

É possível identificar quatro categorias de bens imóveis: Bens imóveis por natureza; Bens imóveis por acessão natural; Bens imóveis por acessão artificial; Bens imóveis por força da lei. Bens imóveis por natureza são aqueles naturais, como o solo, o subsolo e o espaço aéreo.

Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.

Caso você precise saber os bens imóveis e outros direitos reais ligados a um CPF ou CNPJ, você pode obter as informações por meio do serviço “Pesquisa de Bens” ou “Certidão Negativa de Bens”, oferecido pelos Cartórios de Registro de Imóveis dos Estados.

Os Bens fungíveis são aqueles que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade, por exemplo, o dinheiro. O Código Civil, em seu artigo 85, traz a definição de bens fungíveis.

Quais outras formas de bens existem? Além de bens móveis e imóveis, os bens também podem ser classificados como: Bens tangíveis (corpóreos ou materiais): são aqueles que possuem forma física, que podem ser tocados. Ex.: máquinas, veículos, estoques, construções.

1. Que não se move; privado de movimentos. 2. Imutável.

Tipos de bens econômicos

  • Públicos;
  • Privados;
  • Consumo;
  • Capital.

Os bens moveis por natureza são todos aqueles bens que podem ser transportados naturalmente, por força própria ou estranha. Podemos utilizar como exemplo, uma casa pré-fabricada, enquanto a mesma ainda está exposta para ser vendida ou transportada, essa casa não pode ser considerada um bem imóvel.

Existem 2 tipos de bens: Bens livres e bens econômicos. Bens livres (ar, mar, de livre acesso e sem valor). Bens econômicos: Bens materiais (roupas, casa, carro, objetos em geral) , bens de consumo (gasolina, alimentos), bens de capital (instalações, maquinários, servem pra produzir outros).

Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.

Dentro da esfera patrimonial, bens móveis são bens de essência material e que podem ser transportados sem alteração da substância ou da destinação econômico-social para outro lugar.

Os bens são definidos como coisas ou objetos que possuem utilidade e servem para atender uma necessidade humana, eles podem ser trocados ou vendidos numa relação jurídica por causa de seu valor econômico ou pelo interesse que desperta. São classificados dentro do Código Civil dentro do livro 'Dos Bens'.

Destarte, todo imóvel residencial próprio do casal ou de entidade familiar declarado por meio de escritura pública é impenhorável. Neste caso, ele não pode ser colocado como garantia em um processo caso seja comprovado que os bens são voltados para a quitação de dívidas.

Na formalização por meio de escritura pública, todos os membros da instituição familiar devem comparecer ao Tabelionato de Notas com documentos de identificação. Agora, caso seja feita por testamento, basta o testador declarar que o imóvel é um bem de família e, por isso, não pode ser penhorado.