O que são descritores de Português?

Perguntado por: amoura2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
Por exemplo, os itens relacionados a esse descritor perguntam diretamente a localização da informação, complementando o que é pedido no enunciado ou relacionando o que é solicitado no enunciado, com a informação no texto.

Os descritores são elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações.

Caso haja dúvida sobre quais descritores usar, a ajuda de uma bibliotecária pode ser extremamente útil. Para fazer a busca no DeCS, o autor deve acessar o site (http://decs.bvs.br/), depois clicar em "Consulta ao DeCS".

2 sinônimos de descritores para 1 sentido da palavra descritores: 1 narradores, relatores.

Nos descritores que envolvem os procedimentos de leitura, o educando deverá localizar as informações no texto, tanto as explícitas quanto as implícitas, identificando as ideias presentes no texto e as que estão nas entrelinhas, exigindo do aluno um conhecimento de mundo e outras leituras.

Depois de escrever no campo de pesquisa, pressione enter ou clique na lupa (ícone de pesquisa). O novo portal DeCS/MeSH permite a pesquisa em todos os idiomas independentemente da interface. Também pode-se fazer pesquisa usando-se uma pequena parte da palavra ou termo (antigo 'permutado').

Usar descritores de matemática ao planejar, favorece o ensino e a aprendizagem. Conheça um pouco a respeito dos descritores e de como eles podem ajudar no momento de planejar as aulas.

Sua finalidade é orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação. Desse modo, ao elaborar uma estratégia ou uma questão, sabe-se, de maneira controlada e sistemática, as habilidades que serão avaliadas e, assim, os objetivos dessa questão (CARVALHO, 2018, p.

Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem.

Descritor 22 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

Descritor 18 - Reconhecer o efeito se sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

São elas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

As áreas do conhecimento definidas na BNCC – Etapa Ensino Médio são Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Assim, São cinco o Campos de Experiências considerados na BNCC:

  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gesto e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. ...
  • Referências:

D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).