O que são materiais sensoriais?

Perguntado por: edias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Materiais Sensoriais: Ajudam a desenvolver os 5 sentidos da criança: visão, olfato, audição, tato e paladar. Por exemplo, brinquedos que emitem som, como a Caixa de Rumores ou brinquedos de associação de formas ou cores.

As atividades sensoriais são brincadeiras ou dinâmicas, que estimulam os cinco sentidos dos pequenos. Alguns sentidos, como a visão e a audição são naturalmente estimulados, principalmente, na fase escolar.

Trata-se de uma atividade lúdica na qual a criança, além de se divertir, também está estimulando seus diferentes sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição.

Os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina.
...
Alguns exemplos que podem ser aproveitados para ampliar o repertório das crianças são:

  • panelas;
  • colheres de pau;
  • folhas;
  • flores;
  • galhos;
  • conchas;
  • lã.

Para criar sua caixa sensorial, você pode reaproveitar uma caixa de papelão de tamanho grande. É bom que ela seja resistente, para não desmontar logo depois das primeiras brincadeiras. Se a caixa tiver tampa, você pode fazer um corte nela em formato de círculo, por onde a criança enfiará a mão para retirar os objetos.

8 brincadeiras sensoriais para estimular os cinco sentidos

  1. Caixa de gelatina ou areia.
  2. Chocalhos de diferentes materiais.
  3. Brincadeiras sensoriais com balões de água.
  4. Caixa ou painel de texturas.
  5. Pintar com as mãos e os pés.
  6. Tinta ou gel no saquinho Ziploc.
  7. Brincadeiras sensoriais com a natureza.
  8. Adivinhando sabores.

1 – Tintas com texturas e cheiros
Poderão fazer a tinta caseira juntos (ela pode incluir texturas e cheiros) e pintar com os dedos, as mãos e os pés. Para uma experiência sensorial diferente pode ainda utilizar o papel de bolha enrolando-o no pé e molhando-o na tinta.

O que são? São exatamente as habilidades que estão associadas ao cinco sentidos do corpo humano: Tato, visão, audição, olfato e paladar.

Os jogos sensoriais são aquelas atividades realizadas pela criança que trabalha um ou mais dos sentidos: tato, audição, visão, paladar e olfato. lhe permite estimular a imaginação, desenvolver suas habilidades, interagir com seu entorno e canalizar sua frustração.

São exemplos de tipos de estímulos captados pelo sistema sensorial: toque, pressão, temperatura, substâncias químicas, luz e dor.

Sistema sensorial: o que é, função e mais!

  • Audição.
  • Visão.
  • Tato.
  • Paladar.
  • Olfato.

Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Estes órgãos captam estímulos físicos ou químicos e os transformam em impulsos elétricos, que são transmitidos ao sistema nervoso central.

Os estímulos sensoriais são tudo aquilo que nos chega aos 5 sentidos. Ou seja, tudo em volta pode se tornar uma experiência sensorial, mas somente as experiências significativas se tornam aprendizado.

A Caixa sensorial é um material pedagógico acessível que pode ser usado para ampliar as formas dos estudantes responderem perguntas simples, do tipo “sim” ou “não”.

Coloque diversos objetos dentro dessa caixa. Preferencialmente com pesos, texturas e tamanhos diferentes. O objetivo é que elas coloquem as mãos dentro, sintam os objetos, peguem e tirem de dentro. O que você irá colocar na caixa vai depender do objetivo do dia.

Aqui você pode utilizar o álcool em gel com corante alimentício, ou então gel de cabelo colorido, e ao invés dos botões como sugeri, colocar olhinhos. Você criará um saco sensorial monstruoso!

O tapete sensorial feito para as crianças do Maternal tem como objetivo estimular o tato. Passo a passo, a criança vai experimentando diferentes texturas, materiais e formas.

As explorações sensoriais permitem que as crianças conheçam o mundo ao seu redor de diferentes formas. Assim, elas se descobrem, se aceitam, gostam de si, do seu entorno e ainda fortalecem vínculos.

A integração sensorial é o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do meio ambiente, tornando possível que o corpo utilize o ambiente de forma eficaz, ou falando de uma forma mais sucinta: É a organização de sensação pelo cérebro para o uso na vida cotidiana.

Estimular a percepção sensorial na educação infantil significa expor a criança à situações onde possa experimentar diferentes cheiros, texturas, sons e sabores, desenvolvendo sua criatividade e entendimento do mundo.

É evidente que o aspecto sensorial é o que está mais ligado à escolha do produto alimentício pelo consumidor. Um alimento de boa qualidade apresenta características sensoriais agradáveis, próprias do produto, tais como coloração, consistência, aroma e sabor característicos.