Quais são os materiais mais reciclados?

Perguntado por: rbelem . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Encontrado em latinhas de cerveja, refrigerante e suco, o alumínio é o material mais reciclado no Brasil. O país, inclusive, é um dos líderes no mundo em reaproveitamento desse insumo. Estima-se que, em 2020, 97% das latas vendidas tenham sido recicladas.

Os materiais mais reciclados são o vidro, o metal, o papel e o plástico, mas para cada tipo de material existem algumas exceções. O papel é um dos produtos mais utilizados do mundo, por isso sua reciclagem é muito importante.

De acordo com a pesquisa, os resíduos recicláveis secos são compostos principalmente pelos plásticos (16,8%, com 13,8 milhões de toneladas por ano), papel e papelão (10,4%, ou 8,57 milhões de toneladas anuais), vidros (2,7%), metais (2,3%) e embalagens multicamadas (1,4%).

Reciclável: Garrafas, Copos, Embalagens Pet (Refrigerantes, Vinagre, Óleo…), Sacos/Sacolas, Tampas, Frascos de produtos, Caneta (Sem a tinta), Canos e Tubos de PVC, Embalagens de produto de limpeza, Embalagens tipo Tupperware, Brinquedos de plástico, Baldes.

Os secos são compostos basicamente por metais, papel e papelão, diferentes tipos de plástico e vidro e têm seu processo de reciclagem melhor difundido e facilitado pelo poder público.

O aço é uma liga metálica que pode ser obtida a partir da combinação de liga de ferro gusa e carbono, ou por meio de resíduos reciclados, que o torna um material extremamente versátil e durável, o que explica porque é o material mais reciclado do mundo.

O aço é 100% reciclável. Essa sucata pode ser transformada infinitas vezes em um novo aço sem perda nenhuma de qualidade.

Mesmo reciclado, o papel só pode ser reaproveitado cerca de sete vezes. A reciclagem evita o plantio e o corte excessivo de árvores para produção.

Recicláveis: Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens. Não recicláveis: Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas, louças, lâmpadas e vidros temperados planos.

Brasil é um dos países que menos recicla o lixo plástico.

35,9% foi o percentual de embalagens longa-vida recicladas no Brasil, em 2021. O principal material das embalagens é o papel-cartão. As embalagens são totalmente recicláveis e têm em sua constituição até 80% de materiais provenientes de fontes renováveis.

O alumínio é um dos materiais mais reciclados, um dos motivos é porque sua reciclagem pode ser feita várias vezes sem degradar a qualidade do material (alumínio). O processo de reciclagem de lata de alumínio é feito a partir do recolhimento da sucata do alumínio por ONGs, cooperativas e catadores.

Plásticos: 450 anos. Garrafas plásticas: tempo indeterminado. Couro: 50 anos. Alumínio: 80 a 1.000 anos.

Principais tipos de lixo produzidos nas cidades
Segundo dados de Organizações Não Governamentais que trabalham com reciclagem, o lixo mais comum nas cidades é o orgânico, que corresponde a cerca de 52% de todo o montante de resíduos.

Por se tratar de um plástico, o isopor deve ser descartado no lixo reciclável. Se você mora ou trabalha em prédio, utilize as lixeiras de coleta seletiva do condomínio, nunca descarte no lixo comum. Outra opção é buscar por um PEV (Ponto de Coleta Voluntária) mais próximo da sua região ou da região do seu trabalho.

A reciclagem é o processo de transformação de um material em um novo produto, por exemplo, transformação de garrafas PET usadas em novas garrafas. Porém, também é possível reciclar um material e transformá-lo em outro, completamente diferente, como a reciclagem de papel em folhas A4 recicladas.

Lápis, canetas, esponjas, vidros de perfume e embalagens de produtos de beleza são alguns dos materiais considerados “de difícil reciclagem” e que acabam virando lixo.

Dicas de reciclagem para o seu dia a dia

  1. Aproveite o lixo orgânico. ...
  2. Separe o lixo de acordo com os materiais. ...
  3. Descarte de eletrônicos somente em pontos específicos. ...
  4. Higienize as embalagens antes de reciclá-las. ...
  5. Eduque as crianças com ações sustentáveis. ...
  6. Recicle o Isopor®

Este ano, saiu a lista dos países que mais reciclam no mundo, e com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, a Alemanha está no topo. Depois, vem Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%).