O que são operações inversas 4 ano?

Perguntado por: ocorte . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

A Operação Inversa, indica o processo contrário a uma determinada operação matemática. Temos a operação inversa da adição, da subtração, da multiplicação, da divisão, da raiz e ainda da potência.

A subtração é uma operação matemática que, com a adição, multiplicação e divisão, é considerada básica. Essa operação é essencial para o dia a dia, e é considerada a inversa da adição. Calcular a subtração entre dois números é diminuir uma certa quantia de outra já existente.

Agora se você quiser simplificar mais ainda o processo para encontrar o inverso de uma fração, há uma dica infalível: basta inverter a fração, trocando o denominador de lugar com o numerador! Por exemplo, o inverso de 2/5 é 5/2, o inverso de 7/3 é 3/7 e o inverso de 1/4 é 4/1, ou, simplesmente, 4.

Se multiplicamos e dividimos pelo mesmo número (ou vice-versa), as operações se anulam. É por isso que dizemos que multiplicação e divisão, são operações opostas.

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração. Quando as operações são do mesmo nível, elas devem ser resolvidas da esquerda para a direita.

Definimos reverso para a operação soma e não para a operação subtração e definimos o inverso para a operação produto e não a operação divisão.

A operação inversa à DILUIÇÃO chama-se CONCENTRAÇÃO.

Em uma equação de primeiro grau, o objetivo sempre é o de isolar a incógnita; os números trocam de operação ao trocar de lado, sempre utilizando a operação inversa. Primeiros devemos inverter as operações mais “fracas” (soma e subtração) para depois inverter operações mais “fortes” (multiplicação e divisão).

Para calcular-se a raiz de um número, é fundamental entender que a radiciação é a operação inversa da potenciação, então dominar potenciação é essencial para calcular-se a raiz de um número.

Resolver situações problemas, com valores reais, envolvendo as operações de adição e subtração. Usar operações inversas para encontrar o termo desconhecido de uma adição ou subtração.

Regras da potenciação
A radiciação é a operação inversa da potenciação - e pode ser interpretada como conseqüência de uma potenciação em que não conhecemos o valor da base.

Assim, o inverso de f(x) = 2x – 3 é dado por f(x)-1 = 3/2 + x/2.

A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0. Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y.

Em geral, para verificarmos se f f ff e g g gg são funções inversas, podemos fazer sua composição. Se o resultado for x x xx, as funções serão inversas.

Da aritmética básica, sabemos que: O inverso de um número A é 1/A, pois A * 1/A = 1 (por exemplo, o inverso de 5 é 1/5)