O que são os 4 V’s da produção?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Estas quatro características (volume, variedade, variação e visibilidade) formam os 4 V's de processo e são fundamentais para as definições do projeto de processos.

As variações de produção são calculadas depois que você encerra uma ordem de produção para um item de custo padrão. As variações refletem uma comparação entre as atividades de produção relatadas e o cálculo de custos padrão para o item de produção.

De acordo com Slack; Chambers e Johnston, (2007), a dimensão volume de output (saídas) se refere à quantidade de produtos ou serviços produzidos, enquanto a dimensão variedade de output (saídas) se refere à diversidade de produtos ou serviços que a empresa tem capacidade de produzir.

Estas quatro características (volume, variedade, variação e visibilidade) formam os 4 V's de processo e são fundamentais para as definições do projeto de processos. Em empresas que atuam com baixo volume e alta variedade, normalmente a variação de demanda é alta e o grau de visibilidade também é alto.

Tradicionalmente, os economistas, e particularmente desde Jean Baptiste Say, os fatores de produção têm sido apontados em todo o processo produtivo como sendo: a terra (terras cultiváveis, floresta, minas, recursos naturais), trabalho (o homem) e o capital (máquinas, equipamentos, instalações).

Um output ou saída é constituído pela informação que é emitida por um sistema informático. Isto quer dizer que os dados em questão “saem” do sistema, seja através de um formato digital (um arquivo de vídeo, uma fotografia, etc.) ou mesmo em algum suporte material (uma folha impressa, um DVD).

Todo processo é feito de entradas e saídas. As entradas podem ser algum componente, uma informação do cliente, uma matéria prima. As saídas em geral são produtos acabados, serviços realizados, componentes transformados, informações processadas e entre outras coisas.

A função input permite que apresentemos um texto (ou prompt). Quando a função é executada, o prompt é exibido. O usuário do programa pode digitar seu nome e pressionar return . Quando isso acontece, o texto digitado é retornado pela função input , e nesse caso, é associado à variável n .

Significado de Variação
substantivo feminino Ação ou efeito de variar, de submeter a mudanças, de diversificar; inconstância, desigualdade. Conjunto de alterações que podem ser observadas num dado momento, organismo, espécie, durante um tempo determinado.

1. Acto ou efeito de variar. 2. Mudança, modificação.

As variações de causas comuns referem-se a muitas fontes que agem de forma consistente no processo e são comuns a ele (desgaste, variações ambientais, etc). As causas comuns de um processo geram uma distribuição estável ao longo do tempo, ou seja, o processo está “sob controle estatístico”.

O índice de produção industrial aponta as alterações das quantidades de bens e serviços produzidos ao longo do tempo. O principal objetivo do índice é servir como uma medida aproximada da evolução de curto prazo do valor adicionado da indústria, dado um determinado período de referência.

As operações produtivas podem variar desde a produção de um volume muito alto de produtos ou serviços (por exemplo, uma fábrica de alimentos enlatados) até a de volumes muito baixos (por exemplo, engenheiros consultores de grandes projetos).

Os sistemas de produção são um aglomerado de variantes, como pessoas, máquinas e processos, aplicadas na administração de empresas. Eles são responsáveis pela produção organizada de um produto ou serviço. Essas variantes se conectam para alcançarem a meta mais importante de uma indústria: a produção.

O termo “Big Data” se explica com a definição de 4 V's: Volume, Velocidade, Veracidade e Variedade.