O que são palavras homófonas e homógrafas?

Perguntado por: alima . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Homófonas (homo: mesmo; fono: som) - pronúncias iguais, grafias diferentes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes.

As palavras homônimas são classificadas em: Homógrafas: são palavras iguais na grafia e diferentes na pronúncia, por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo); jogo (substantivo) e jogo (verbo); denúncia (substantivo) e denuncia (verbo).

Palavras homógrafas são palavras que apresentam a mesma grafia, embora possuam pronúncia e significação diferentes. Assim, são escritas da mesma forma, mas apresentam significados diferentes e são pronunciadas de forma diferente.

Palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética embora signifiquem e sejam escritas de maneiras diferentes. Isso quer dizer que se trata de duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos mas apresentam letras que as distinguem quanto à forma de escrever e o seu significado.

Homógrafas heterofônicas (ou homógrafas) - são as palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia.

Quando as palavras têm a grafia idêntica, é possível chamá-las de homônimas homógrafas. Já as palavras que têm a pronúncia idêntica e diferem na escrita são chamadas de homônimas homófonas. Há, ainda, as homônimas perfeitas, em que a grafia e a pronúncia são idênticas, mas os significados são diferentes.

Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

Como vimos, as palavras homófonas têm a mesma pronúncia. Exemplos: cela: cômodo pequeno / sela: assento usado para cavalgar. senso: sensato / censo: recenseamento.

Os homônimossão identificados pelo contexto, possuindo aspectos fônicos (som) e gráficos (grafia) e por isso são divididos em: Homógrafos heterofônicos, ou seja, iguais na escrita e diferentes no timbre ou na intensidade das vogais: rego (substantivo) e rego (verbo) colher (verbo) e colher (substantivo)

Palavras sinônimas – duas ou mais palavras que tem um significado semelhante ou o mesmo significado.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

O que é Palavra:
É uma manifestação verbal ou escrita formada por um grupo de fonemas com uma significação. Do latim parábola. Palavra é um conjunto de sons articulados que expressam ideias e são representados por uma grafia, formada por uma reunião de letras, que quando agrupadas formam as frases.

Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural. Vamos ver agora alguns exemplos de parônimas.

1. Homônimos Perfeitos. Os homônimos perfeitos são as palavras que têm a mesma escrita e a mesma pronúncia, mas que apresentam significados distintos.

Ao contrário dos casos de sinonímia e antinomia, em que a grafia era essencialmente diferente, mas as relações de sentido eram similares ou opostas, nos parônimos observa-se um evento inverso, em que a grafia é bastante semelhante, embora não haja qualquer proximidade dos campos semânticos.

Xará: significado
E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra. Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo.