O que são representações bidimensionais do espaço geográfico?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Projeções cartográficas são representações bidimensionais da área tridimensional da Terra. Essas projeções privilegiam determinadas características e apresentam deformações. Existem diversos tipos de projeções cartográficas, que são representações bidimensionais de áreas tridimensionais.

Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.

Algo bidimensional recebe este nome por possuir apenas duas dimensões: comprimento e largura. Já os elementos tridimensionais, além de largura e comprimento, também possuem profundidade. A arte bidimensional apresenta figuras dispostas em superfície plana, ou seja, não existe a percepção de volume.

São características do espaço bidimensional: a existência de um único plano infinito. a existência de infinitos pontos e retas (concorrentes e paralelas) resolução de problemas que envolvem lugares geométricos, proporções, divisões, distâncias, intervalos, comprimentos, ângulos, áreas etc.

É a porção de espaço ocupada por um elemento. Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura. Quando desenvolvemos algo em bidimensão geralmente trabalhamos com: desenho, recorte e colagem plana, montagem plana ou pintura.

Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos perceberam que o globo terrestre e o planisfério são as duas formas de representar o planeta Terra e que o globo terrestre é o que mais se assemelha a ele.

O plano cartesiano é também dito “bidimensional” por ter duas dimensões, uma na direção horizontal e outra na direção vertical. Para o mapa, no plano, a distância horizontal é a Longitude (x) e a vertical é a Latitude (y).

A escola nos ensina que há três dimensões espaciais – altura, largura e comprimento – e que o passar do tempo nada tem a ver com essas três grandezas. Mas isso é só parte da verdade. O espaço está irremediavelmente associado ao tempo, em um mundo quadridimensional. E teorias indicam que pode haver muito mais dimensões.

as projeções cartográficas

  • Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar.
  • Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
  • Projeção Cilíndrica e Projeção Cilíndrica de Peters.

São eles: mapa político, físico, econômico e histórico. Mapa Político: esse tipo de representação tem como objetivo explicitar as divisões territoriais, ou seja, as fronteiras entre continentes, países, estados e até municípios, enfatizando que as mesmas são criações humanas.

Exemplos de espaço geográfico e categorias geográficas
Para entender como ocorrem as diferentes relações humanas com a natureza, o espaço geográfico é dividido em categorias geográficas, como: lugar, território, região e paisagem.

Objetos tridimensionais, portanto, são aqueles em que é possível medir comprimento, largura e altura (ou profundidade). São exemplos desses objetos os cubos, pirâmides, prismas, cones, cilindros etc.

Um objeto Bidimensional leva esse nome por ter apenas duas dimensões, que são altura e largura. Como um desenho em um papel, por exemplo. Ou ainda a imagem que passa em nossa televisão. Já o objeto Tridimensional é o que possui 3 dimensões: altura, largura e profundidade.

Na Geometria Euclidiana, o conceito de dimensão caracteriza o espaço onde uma forma está inserida e é dada por um número inteiro: uma linha possui dimensão igual a 1, um plano possui dimensão igual a 2 e um sólido possui dimensão igual a 3.