O que são sinais fonéticos?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Sinalização fonética (SF), em linguística, é a quantidade de som articulado por unidade de significado. Tomando-se a sílaba como unidade de som articulado e a palavra como unidade de significado, pode-se facilmente determinar o grau de sinalização fonética (SF) de uma língua em sílabas por palavra.

Quando fazemos uma transcrição fonética ou fonológica precisamos que a representação do fonema seja exatamente aquela e não outra. Dizemos que deve haver uma representação biunívoca, isto é, cada fonema deve corresponder a apenas um símbolo, e um símbolo corresponde apenas a um fonema.

A fonética é o ramo da linguística que lida com os sons da fala e a sua produção, combinação, descrição e representação por símbolos escritos. A fonética é conhecida como o estudo dos sons da fala humana usando a boca, garganta, cavidades nasais e os pulmões.

A linguagem é estudada por meio de diversas áreas e, entre elas, encontra-se a Fonética, que se preocupa em analisar de forma detalhada os sons produzidos por uma língua. Essa área de estudo é subdivida em duas: a Fonética Articulatória e a Fonética Acústica.

A Fonética é o estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons efetivos (reais) dos atos de fala no que se refere à produção, articulação e variedades. Em outras palavras, a Fonética preocupa-se com os sons da fala em sua realização concreta.

O objetivo é investigar e estudar os sons das palavras. Enquanto a fonética se preocupa em estudar os sons das palavras em sua realização concreta, a fonologia, por sua vez, estuda os fonemas das palavras.

Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Símbolos e sons
As letras <b>, <d>, <f>, <k>, <l>, <m>, <n>, <p>, <t>, <v>, <w> e <z> têm os mesmos valores utilizados no português; e as vogais, também do alfabeto latino (<a>, <e>, <i>, <o>, <u>) correspondem aos seus valores sonoros do português, equivalentes aos sons originais latinos.

Os fones são os segmentos vocálicos e consonantais encontrados na transcrição fonética. variantes livres são alofones que não dependem do contexto. características fonéticas semelhantes e devem ser caracterizados ou como fonemas ou como alofones.

As crianças podem desenvolver a consciência fonológica e fonêmica brincando com jogos de palavras e sons com pais ou professores. Através de brincadeiras e atividades lúdicas, elas aprendem novas informações sobre a palavras e seus sons.

A análise fonética é a análise de um fonema no que diz respeito à suas classificações em número de sílabas e acento tônico, à sua decomposição em sílabas (divisão silábica) e à classificação dos fonemas que o constrói.

Neste método o ensino se inicia pela forma e pelo som das vogais, seguidas pelas consoantes. Cada letra (grafema) é aprendida como um som (fonema) que, junto a outros fonemas, pode formar sílabas e palavras. Para o ensino dos sons, há uma sequência que deve ser respeitada – dos mais simples para os mais complexos.

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

Sempre que for contar os fonemas de uma palavra, preste atenção:

  1. Nos dígrafos vocálicos ('am', 'an') e consonantais (ss, gu, xc…);
  2. Na letra 'h' em início de palavras;
  3. Na letra 'x' quando for dífono (som de 'ks').

Ela fornece para a criança uma autonomia sobre a própria língua escrita e falada. Então, como vocês puderam perceber, essa habilidade acontece de forma simultânea com outras e isso contribui significativamente para o processo de aprendizagem.

A fonética: - Estuda os aspectos físicos envolvidos na produção do som: estuda o aparelho fonador, os movimentos dos lábios e da língua, os pontos de articulação, a obstrução do ar, a vibração das cortas vocais,... - Investiga as características físicas dos sons que permitem a sua articulação e recepção auditiva.

- Chuva: 5 letras e 4 fonemas. Novamente, repara-se que o som “ch” é apenas um som. - Nascimento: 10 letras e 8 fonemas.

Na palavra “sapato”, temos: letras: s, a, p, a, t, o. fonemas: /s/, /a/, /p/, /a/, /t/, /o/

Como denominação de letra, pronuncia-se é, e não ê, como vemos no alfabeto: a, b, c, d, e (= é e não ê), f, g, h, etc. Pronunciamos ê, quando inserida em determinadas palavras: pêra, dedo, três, maneta, letra, eu e (= i) você, etc.

Alpha, bravo, charlie, delta. m um primeiro momento, essas palavras podem parecer aleatórias, sem nenhum significado. Porém, trata-se de um alfabeto fonético muito usado em comunicações via rádio. O objetivo desse sistema de comunicação é evitar interpretações equivocadas e possíveis erros de pronúncia.