O que são textos propositivos?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os textos propositivos dizem respeito a propor, recomendar, sugerir algo que julga ser direito ou adequado para alguém ou para muitos. Textos reivindicatórios são exigências, documentos em que o escritor reivindica, solicita, cobra por algo que confie ter direito.

Textos Reivindicatórios são textos escritos por pessoas que querem fazer uma reclamação ou reivindicação de alguma coisa. Exemplos: Abaixo-assinado, carta-aberta, manifesto e carta de reclamação.

Tipos textuais

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Exemplos de texto prescritivo: regras de trânsito, edital de concursos públicos, constituição, cláusulas contratuais, leis etc.

Trata-se de um texto de cunho argumentativo, no qual um determinado grupo de pessoas se mobiliza em prol de uma reivindicação destinada a alguém com poder de decisão, visando à solução da problemática ora requisitada.

Exemplos de gêneros textuais descritivos: biografia, cardápio e notícia. Exemplos de gêneros textuais dissertativos: monografia, artigo e resenha. Exemplos de gêneros textuais expositivos: seminário, palestra e entrevista. Exemplos de gêneros textuais injuntivos: receitas, propagandas e manuais.

O texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo transmitir uma mensagem da forma mais clara possível. Ele é descritivo, preciso, esclarecedor e compreensível.

Texto expositivo é aquele que possui como função principal a apresentação ou explicação de determinado assunto, no intuito de informar o leitor.

São tipos textuais o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o injuntivo, o explicativo e o preditivo. Gêneros textuais (romances, poemas, relatórios, e-mails, teses, verbetes etc.) são compostos por tipos textuais.

Os diferentes tipos de texto se diferenciam por seus objetivos e através do modo como se desenvolvem. Existem cinco tipos principais de textos: narrativo, dissertativo-expositivo, dissertativo-argumentativo, descritivo e instrucional (injuntivo ou prescritivo).

Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

Os tipos textuais são caracterizados por propriedades linguísticas como tempos verbais, vocabulário, construções frasais, entre outros elementos. Ou seja, podemos afirmar que o tipo textual está relacionado a forma como o texto se apresenta.

O chamado texto prescritivo, que nos remete à noção de prescrever, trata-se de algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, digamos assim.

Significado de Prescritivo
adjetivo Em que há prescrição; que prescreve, ordena; com teor de norma, regra, preceito, determinação; normativo: regulamento prescritivo. [Por Extensão] Que estabelece uma norma ou modo de realizar, de fazer alguma coisa: texto prescritivo.

Os textos normativos são considerados como textos regulatórios capazes de sistematizar leis e códigos que asseguram nossos direitos e deveres. Esta modalidade textual também regula as normas funcionais de uma determinada comunidade, instituição, igreja, escola, empresas privadas ou instituições públicas.