O que se entende por ruminação?

Perguntado por: alima . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A ruminação é a regurgitação (em geral involuntária) de pequenas quantidades de alimento do estômago (em geral 15 a 30 minutos depois de comer), que são novamente mastigadas e, em muitos casos, novamente deglutidas.

Retorno à boca do animal para nova mastigação, do alimento depositado na primeira cavidade estomacal.

Na primeira etapa o alimento é mastigado e enviado para o rúmen e o retículo. Na segunda, o bolo alimentar regurgitado retorna à boca através de contrações similares às que provocam o vômito, sendo novamente mastigado e posteriormente deglutido em direção ao omaso e abomaso.

Os animais ruminantes são herbívoros que mastigam novamente o alimento que retorna do estômago. Para aproveitar melhor os nutrientes, esse órgão é dividido em compartimentos. Os animais ruminantes são mamíferos herbívoros que se caracterizam por mastigar novamente o alimento que retorna do estômago.

Significado de Ruminar
verbo transitivo e intransitivo Mastigar repetidas vezes; remoer: os bovinos e equinos ruminam as ervas dos pastos. [Figurado] Pensar muito em, refletir com calma e cuidado: ruminar uma ideia.

O tempo de ruminação é influenciado pela ingestão de fibra efetiva, que combina o comprimento da fibra com o teor de FDN da dieta, e assim está diretamente relacionada a atividade de mastigação e ruminação (KAUFMAN et al., 2018).

Ainda mais quando estão ruminando: além de manter a acidez do rúmen estável, esse processo também ajuda a mastigar e a engolir o bolo alimentar. A “vaca baba”, porque os bovinos produzem uma quantidade de saliva muito superior a qualquer outra espécie de animais domésticos.

Sete estratégias para lidar com o hábito da ruminação dos problemas

  1. Pensar nas vantagens e desvantagens da ruminação. ...
  2. Identificar o pensamento gatilho. ...
  3. Adiar as ruminações. ...
  4. Utilizar a desfusão cognitiva. ...
  5. Praticar o treino de atenção. ...
  6. Personificar a ruminação. ...
  7. Fazer experimentos comportamentais aplicados à ruminação.

Denominamos de ruminantes os animais que apresentam um sistema digestório adaptado para a digestão de produtos de origem vegetal. Esse sistema digestório, diferentemente do nosso, possui um estômago com quatro câmaras bastante diferentes entre si.

O rúmen funciona como um combinado de reservatório e câmara fermentativa dos alimentos ingeridos. Os alimentos que chegam ao rúmen pela deglutição são digeridos ou degradados por processos fermentativos realizados pelos microrganismos que vivem dentro do órgão: bactérias, protozoários e fungos.

No caso dos ruminantes, como boi, carneiro, cabra, girafa, veado, camelo, entre outros, que se alimentam de vegetais, o estômago é muito desenvolvido e se divide em pança ou rúmen; barrete ou retículo; folhoso ou omaso e coagulador ou abomaso.

Tornar a mastigar ou a mascar os alimentos que voltam do estômago à boca, nos ruminantes.

O animal QUE RUMINA (remoi) tem um sistema digestivo capaz de ELIMINAR AS TOXINAS do alimento, por isso é considerado puro. Ora, o porco, não tem isso, como ele NÃO RUMINA ((remoi os alimentos)) qualquer coisa que ele come, essas toxinas vão para sua corrente sanguínea está sujando o seu corpo.

O rúmen, ou barriga, é a primeira câmera do estômago ruminante, e é a que possui a capacidade de converter a lignocelulose, a parte mais resistente e indigesta das plantas, em produtos utilizáveis pelas células do ruminante, e em último lugar a proteína animal que nós consumimos em forma de bistecas.

A polissemia acontece quando uma mesma palavra apresenta dois ou mais sentidos. Ocorre ambiguidade se o duplo sentido dificultar o entendimento do enunciado. Uma única palavra pode apresentar vários sentidos.

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

O uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas. São os casos de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia. A Semântica é a área da Linguística que estuda o significado das palavras, das frases, das expressões, etc., em um contexto específico.

Síndrome da ruminação
É caracterizada por regurgitações repetidas dos alimentos após ingeri-los, sem náuseas e outros sintomas involuntários associados. O paciente pode até deglutir esse alimento outra vez após trazer novamente esse conteúdo alimentar até a cavidade oral.