O que se estuda na Física?

Perguntado por: uvidal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A Física estuda os fenômenos naturais relacionados com a mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e física moderna. Física é a ciência que estuda a natureza. É a responsável por nos levar ao estudo dos fenômenos naturais.

Baseia-se em experimentações, observações e formulações matemáticas voltadas à interpretação de questões fundamentais da natureza, relativas a um grande número de fenômenos, compreendidos desde escalas subatômicas até macrocósmicas.

A Física estuda os fenômenos que ocorrem na matéria ao longo do espaço e do tempo. Essa disciplina divide-se em física mecânica, termologia, óptica, ondulatória, eletricidade e magnetismo e física moderna.

Principais Conceitos da Física

  • Mecânica. De grande importância, essa é a parte que dá início ao estudo da física. ...
  • Calor e Termodinâmica. O estudo possibilita entender os vários processos térmicos que ocorrem no cotidiano. ...
  • Eletricidade e Magnetismo. ...
  • Movimento Ondulatório e Óptica Geométrica.

O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos. Os cientistas, à medida que se aproximavam desse objetivo, iam compreendendo melhor o panorama grandioso a complexo da unidade universal da Natureza.

Tradicionalmente, a física, também denominada de física clássica, foi dividida nas seguintes áreas: termodinâmica (estudo de tudo o que diz respeito ao calor); acústica (estudo do som); eletrodinâmica (estudo da eletricidade); mecânica (estudo do movimento); ótica (estudo da luz) e magnetismo (estudo das interações do ...

Entre as áreas mais importantes, estão: Mecânica, que estuda os movimentos dos corpos; Termologia, responsável pela análise dos fenômenos relacionados com temperatura e calor; e Eletricidade e Magnetismo, responsáveis pelos fenômenos elétricos e magnéticos.

Mas afinal, quais são as Três Leis de Newton? Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou Segunda Lei de Newton; Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

O que devo saber para ter sucesso em Física?

  1. Álgebra Básica.
  2. Trigonometria com ângulos retos e o Teorema de Pitágoras.

Isaac Newton

Isaac Newton é reconhecido como um dos grandes cientistas da história da humanidade, deixando contribuições expressivas em campos do conhecimento como a matemática, astronomia e física. Foi professor na Trinity College, em Cambridge.

Além da pesquisa, os físicos frequentemente colaboram com outros profissionais, como engenheiros, matemáticos e cientistas de outras disciplinas. Essas colaborações interdisciplinares podem levar a avanços inovadores em áreas como medicina, tecnologia de materiais, energia e muito mais.

Comece estudando os conceitos fundamentais das grandes áreas da Física, ou seja, assuntos que caem com mais frequência nas provas do Enem. Inicialmente, foque em aprender sobre Mecânica (Cinética e Dinâmica), Eletromagnetismo (Eletrostática e Eletrodinâmica) e Termodinâmica (Termometria e Calorimetria).

Falar ao telefone, utilizar o computador, esquentar comida no microondas, andar de carro. Você já parou para pensar no quanto a Física faz parte do seu cotidiano? Acredite, ela está mais presente do que você imagina!

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.

A Física se desenvolve em função da necessidade do homem de conhecer o mundo natural e controlar e reproduzir as forças da natureza em seu benefício. É na Grécia Antiga que são feitos os primeiros estudos "científicos" sobre os fenômenos da natureza.

A energia quântica é um método de contribuição natural que promove muitos benefícios para a saúde e qualidade de vida, desde o equilíbrio dos órgãos e glândulas, ferimentos, redução da dor e muito mais. O uso da energia quântica se concentra em dar ao corpo um “balanço energético” novamente.

O ensino de física possibilita aos alunos, principalmente àqueles que estão iniciando o seu estudo, conhecer e entender melhor os fenômenos da natureza e o mundo tecnológico em que vivem.