O que se estuda na Física Moderna?

Perguntado por: imagalhaes2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A Física Moderna é a união dos avanços científicos ocorridos desde o final do século XIX. A Física Moderna estuda a teoria da relatividade restrita, a mecânica quântica e a Física Nuclear. Dentre os marcos da Física Moderna pode-se destacar o comportamento de partículas com velocidades próximas ou iguais à da luz.

A quantização de radiação eletromagnética, a existência de níveis de energia discretos em átomos, e a natureza dual onda- partícula de partículas e radiação eletromagnética são conceitos básicos que levaram um longo caminho para uma compreensão de uma ampla variedade de fenômenos intrigantes.

Mais abrangente que a Física Clássica, a Física Moderna é capaz de explicar fenômenos de escalas muito pequenas (atômicas e subatômicas) e de altíssimas velocidades, muito próximas à velocidade da luz.

As descobertas da Física também são classificadas por períodos: Física Clássica, abrangendo as teorias de mecânica clássica, ondulatória, termodinâmica e eletromagnetismo; e Física Moderna, com os conceitos da Mecânica Quântica, Teoria da Relatividade e da física experimental.

A história da física moderna começou no momento em que o espectro da radiação térmica passou a ser analisado através do estudo da radiação emitida por corpos negros. Quem primeiro estudou a emissão e absorção do calor, chegando à conclusão sobre corpos negros, foi o físico alemão Robert Kirchhoff.

Com objetivos didáticos e de categorização, é possível destacar três grandes áreas dentro da física moderna, sendo elas: Mecânica Quântica, Relatividade e Física Nuclear. Todas as três áreas apresentaram grandes avanços em comparação com o conhecimento que se tinha até então.

A física moderna se apóia em dois grandes pilares: a teoria da relatividade e a mecânica quântica. Em 1905, Einstein postulou que a velocidade da luz teria o mesmo valor (aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo) para todos os observadores.

Ramos da Física
Acústica – estuda o som; Óptica – estuda a luz; Eletricidade – estuda a eletricidade; Física moderna – estuda tudo relacionado à física após 1900.

A Física é dividida em 7 grandes áreas, pelas quais tomaremos contato durante os próximos posts.

  • Mecânica. Área da Física responsável por investigar as situações de equilíbrio (ou não) e suas consequências. ...
  • Termologia. ...
  • Óptica. ...
  • Ondulatória. ...
  • Eletricidade. ...
  • Eletromagnetismo. ...
  • Física Moderna. ...
  • Quadro resumo.

Tradicionalmente, a física, também denominada de física clássica, foi dividida nas seguintes áreas: termodinâmica (estudo de tudo o que diz respeito ao calor); acústica (estudo do som); eletrodinâmica (estudo da eletricidade); mecânica (estudo do movimento); ótica (estudo da luz) e magnetismo (estudo das interações do ...

Os estudos com os gases rarefeitos permitiram, entre outras coisas, a descoberta dos raios X (Wilhelm Roentgen, 1895), da radioatividade (Henri Becquerel e Madame Curie, 1896-1998) e do elétron (J.J. Thomson, 1897).

A contribuição da física para o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias. O telescópio Hubble, os circuitos optoeletrônicos, a ressonância magnética são exemplos das contribuições da física para o surgimento de novas tecnologias e novas áreas do conhecimento. A física é uma ciência em construção!

Albert Einstein (1879 – 1955)

Albert Einstein (1879 – 1955)

começar na mecânica clássica, movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento vertical, movimento circular, etc. Depois, você pode estudar Astronomia, gravitação, leis de Newton e leis de Kepler, mas você pode ir para a Termodinâmica, também. Por que você gosta de estudar física?

A Física é dividida pelos livros em Mecânica, Termologia, Óptica, Ondulatória, Eletricidade e Magnetismo, e Física Moderna.

A teoria da relatividade geral de Albert Einstein, publicada em 1915, revolucionou completamente a compreensão da ciência sobre o universo.