Qual parte da Física que estuda as causas e os efeitos dos movimentos?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A Dinâmica é parte da mecânica responsável por analisar as causas do movimento e os seus possíveis efeitos. Ela estuda o comportamento dos corpos e a ação das forças que produzem ou modificam os movimentos. Essa parte da divisão da mecânica clássica nasceu com as teorias de Isaac Newton.

Portanto, a mecânica é a parte da física destinada a analisar o movimento, além de suas causas e conseqüências, a partir do acompanhamento das mudanças relativas aos corpos ou das ações que esses corpos produzem.

Dentro da física, a mecânica é o estudo do movimento e do repouso de corpos, estejam estes corpos sob a ação de força ou não. A importância da física mecânica está justamente em analisar todos os movimentos que acontecem ao nosso redor, desde os átomos até a órbita dos planetas.

Termologia é o ramo da física que estuda o calor e os fenômenos térmicos relacionados. Calor é a energia térmica em movimento, que flui de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura.

A cinemática é um dos ramos da mecânica, a área da Física que estuda o movimento. A mecânica, por sua vez, tem como áreas principais a cinemática, a dinâmica e a estática. A cinemática concentra-se no estudo do movimento dos corpos sem levar em conta as causas do movimento.

No cotidiano, é possível encontrar a cinemática nas seguintes situações: Identificar a velocidade de um carro; Calcular quanto tempo falta para um automóvel chegar ao destino; Calcular qual a aceleração média durante uma corrida.

A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens. Alguns conceitos de Cinemática são muito importantes para a correta compreensão de fenômenos físicos e pleno entendimento da forma de se construir o raciocínio necessário para a resolução de problemas.

A Cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos e das partículas não se preocupando com as suas causas.

A Física Clássica é a área da Física que abrange os estudos desenvolvidos desde a Grécia Antiga até antes do século XX, concluída com o estudo das equações de Maxwell. Ela é normalmente dividida em cinco áreas: Mecânica, Termologia, Eletromagnetismo, Óptica e Ondulatória.

A Física é dividida em 7 grandes áreas, pelas quais tomaremos contato durante os próximos posts.

  • Mecânica. Área da Física responsável por investigar as situações de equilíbrio (ou não) e suas consequências. ...
  • Termologia. ...
  • Óptica. ...
  • Ondulatória. ...
  • Eletricidade. ...
  • Eletromagnetismo. ...
  • Física Moderna. ...
  • Quadro resumo.

Pode-se dividir a física em Mecânica (que envolve Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática, Hidrodinâmica, Aerostática e Aerodinâmica), Termologia (com Termodinâmica e Calorimetria), Ondulatória, Acústica, Óptica, Electromagnetismo (contendo Magnetismo, Eletricidade e Física de Semicondutores), Física Moderna, ...

A Mecânica é o ramo da Física que está relacionado com o estudo dos movimentos. Ela é subdividida em Cinemática e Dinâmica. A Mecânica é o ramo da Física responsável pelo estudo dos movimentos. Essa área pode explicar desde o movimento de pessoas e carros até o movimento dos planetas ao redor do Sol.

Cinemática: na Cinemática são investigados os movimentos dos corpos desconsiderando as razões que o ocasionaram. Nessa parte, estudamos movimento uniforme, movimento uniformemente variado, lançamento horizontal, lançamento oblíquo, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.

Nesse sentido, a cinemática se preocupa em saber a velocidade média de um carro ou em quanto tempo dois ciclistas vão se encontrar, por exemplo. Já a dinâmica procura resolver questões como a força resultante que atua em um objeto ou a aceleração deste, levando em consideração a sua massa.

Calorimetria é o campo de estudo da Física e Química que estuda a transferência de calor (energia térmica) entre corpos diferentes. Além disso, aborda a quantidade de energia necessária para que os corpos alcancem o equilíbrio e observa as variações de temperatura entre eles.

Termometria é a área da física que estuda a temperatura e as escalas termométricas.

Tipos de Escalas Termométricas e como converter

  • Escala Celsius (°C)
  • Escala Kelvin (K)
  • Escala Fahrenheit (°F)

Por que a física estuda os movimentos retilíneos se eles são tão raros na natureza? Porque a Física é a ciência que estuda os fenômenos naturais, ou seja, tudo o que ocorre ao nosso redor. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.

O seu estudo possibilita o compreendimento dos movimentos, as causas dos movimentos, a interação dos corpos, possibilita ainda entender conceitos como o de pressão, trabalho de uma força, o movimento de corpos celestes, etc.