O que significa a bandeira do Espírito Santo?

Perguntado por: alima9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

As cores da bandeira do Espírito Santo estão relacionadas com a religiosidade do estado. A frase "Trabalha e Confia" deriva do lema de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

Azul: Representa a cor do nosso céu… Branco: Representa a pureza do Divino Espírito Santo, que tem como símbolo uma “POMBINHA BRANCA”.

Ela é composta por três faixas horizontais de mesmo tamanho nas cores azul, branco e rosa. As cores representam as cores das vestes de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da capital Vitória.

São símbolos imperiais na Festa do Divino Espírito Santo: o Império; a Coroa; o Cetro; a Bandeira e o Estandarte.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Trabalha e Confia

As cores da bandeira do Espírito Santo estão relacionadas com a religiosidade do estado. A frase "Trabalha e Confia" deriva do lema de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

O Espírito Santo tem uma identidade cultural peculiar, caracterizada pela diversidade. Sua gente é um encontro de índios, negros, portugueses e imigrantes italianos, alemães, pomeranos, austríacos, espanhóis, holandeses, suíços, poloneses, libaneses, entre outros.

Origem do termo Capixaba
Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

Composta por três faixas horizontais, a bandeira possui as cores rosa, que simboliza a alegria do nosso povo; branco, que simboliza a paz; e azul, que simboliza a nossa harmonia e suavidade.

O Encontro Nacional de Folia de Reis e o Boi Pintadinho, no Carnaval, no município de Muqui, também são duas manifestações culturais tradicionais capixabas. A panela de barro é a maior representação do artesanato e cultura capixaba.

Beija-Flor

3689, de 06.12.1984: “Art. 1º - O Beija-Flor passa a ser considerado pássaro símbolo do Estado do Espírito Santo”.

Serra do Caparaó

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude.

No período entre a Páscoa e Pentecostes a Bandeira do Divino vai ao encontro dos paroquianos.

Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

"Jesus" estava falando do Espírito Santo, que os que creram nele iriam receber. O quarto símbolo é a pomba que é enviada do céu sobre Jesus Cristo na ocasião de seu batismo e representa a presença do Espírito Santo em sua vida, em seu ministério (Lc 3.22).

Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do Vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano, e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por seu amor.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade e deixa uma impressão tão profunda na alma a respeito da realidade de Deus, o Pai, e do Filho, Jesus Cristo, que nenhum poder ou autoridade da Terra é capaz de afastar a pessoa desse conhecimento.”

Raimundo Teixeira Mendes

Ordem e Progresso é a frase que está escrita na bandeira brasileira. A mensagem é o lema nacional desde sua formação e foi idealizada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889.

7) 'Ordem e Progresso'
O lema escrito na bandeira, "Ordem e Progresso", tem inspiração em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim". "Comte acreditava que o funcionamento da sociedade deveria promover o bem-estar.