O que significa a espada na macumba?

Perguntado por: iramos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

A espada de São Jorge planta vai muito além da estética. Isso porque, na Umbanda e no Candomblé, ela é considerada uma planta de proteção, ligada aos poderes de Ogum. Por isso, ela é uma boa opção para ter na porta de entrada da casa.

Originária da África, a espada de São Jorge, cujo nome científico é Sansevieria trifasciata e que também é chamada de espada de Ogum, é considerada uma planta protetora, como a arruda e a aroeira, por exemplo.

A planta é ideal para ambientes úmidos e não gosta de exposição ao sol, além de atrair dinheiro e prosperidade. Confira outras características dessa espécie. Originária da África, a espada-de-são-jorge é considerada uma planta da sorte.

Conheça a bela história do Exu Sete Espadas – O Guardião da Lei Maior. Ele nos mostra que nada nesta vida ou na outra é definitivo, e que tudo que está em cima pode descer, assim como tudo que desceu pode voltar a subir. O Guardião nos alerta para o fato de que muitas vezes trevas e luz caminham juntas.

Um espadachim é uma pessoa treinada na arte da espada.

Durante muito tempo, a espada foi a principal arma para combate corpo a corpo, sendo usada tanto pela Infantaria quanto pela Cavalaria. Mesmo com o advento das armas de fogo, continuou a ser usada como instrumento bélico. Seu significado permanece relevante na História Antiga e Moderna.

Dâmocles, conselheiro da corte de Dionísio, o Velho tirano de Siracusa, século IV a.C., ficou célebre ao longo da História pelo lendário episódio da Espada de Dâmocles, que se tornou uma expressão que significa perigo iminente ou os riscos inerentes à posição de mando[1].

Uma teoria sugere que a espada de Tanjiro ficou preta como uma analogia ao carvão, o que se relaciona com o trabalho anterior de Tanjiro como vendedor de carvão. Outra teoria sugere que os usuários de lâmina negra são usuários do estilo de respiração do sol.

Na umbanda e no candomblé, ela simboliza a espada (ou lança) do orixá conhecido como Ogum. No nosso catolicismo mesclado de influências afro, Ogum se confunde com São Jorge, o santo da Capadócia que, segundo reza a versão hagiográfica, sacava de sua espada para matar um dragão.

Significado da espada-de-são-jorge
Muitas pessoas também utilizam a espada-de-são-jorge como uma forma de afastar energias negativas de um determinado ambiente, bem como barrar a entrada de más energias, por isso, é muito usada próximas as portas, portões e halls de entrada.

Espada de São Jorge
Ao adotar essa planta no quarto, é possível sentirá menos irritação, redução nas dores de cabeça e diminuição de problemas respiratórios. Outro ponto positivo é o aumento da sensação de disposição. Isso, consequentemente, aumenta a produtividade na realização das tarefas.

Entendendo o significado da espada-de-são-jorge – Reza a lenda que a espada-de-são-jorge tem o poder de espantar o mau-olhado e deixar fluir as boas energias na casa. Isso pode ocorrer, principalmente, se ela for colocada próximo à porta principal do imóvel.

Como o quarto geralmente não é um espaço que recebe luz solar direta, a Espada-de-São-Jorge encaixa-se perfeitamente ali. Outro ponto positivo é que, de acordo com a crença popular, essa plantinha protege contra as energias negativas, ou seja, garante um sono mais tranquilo para os donos do quarto.

Pegue um pedaço da planta, coloque-a dentro de um e feche o item com uma linha. Esse saquinho é conhecido como patuá e é usado para atrair sorte e proteção. Deixe o seu patuá dentro da sua bolsa, mochila ou próximo da sua cama. Porém, fique atento: ninguém pode tocar nesse saquinho!

Exu Sete espadas - O guardião da Lei maior (Ma Cel Disilva) - História.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual.

A Sandai Kitetsu é uma das espadas de Grau Ryo Wazamono , a "Espada Amaldiçoada". Como todos os antecessores da espada Kitetsu, é dito ser amaldiçoada.

Uma bainha (no contexto de armas brancas) é um estojo para segurar ou proteger uma espada, faca ou outra grande lâmina.

sword s (plural: swords)

É a arma contra a injustiça e o mal. A ferramenta também simboliza a misericórdia pelo bem e o perdão do inocente e a punição para o mal.

A espada é a arma do Arcanjo. O fato de Miguel empunhar a espada demonstra o quão pronto ele está para a luta. A simbologia da espada é clara: não se deve fugir da luta, mas enfrentá-la com coragem.