O que significa a gíria neurose?

Perguntado por: halvim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A pessoa com neurose está nervosa, fala muitas besteiras, coisas que não têm nada a ver.

Neuroses são transtornos da afetividade que levam as pessoas a experimentar sentimentos e reações motoras incomuns e/ou incontroláveis, com perfeita conservação do juízo de realidade. Assim, um neurótico fóbico pode sentir intenso medo ante uma situação ou um objeto que ele saiba não representar nenhum perigo.

Os tipos de neurose
É o caso da hipocondria e do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Presença de uma fobia ou medo de locais, objetos, situações e pessoas. Comportamentos de esquiva, isolamento social e de fuga são comuns. É constante o desejo de se livrar da situação indesejada.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

É definida a partir da presença de determinados sintomas como, por exemplo, distúrbios do pensamento com ideias obsessivas ou repetitivas, que provocam sofrimento e atos compulsivos. Alguns rituais como lavar as mãos repetidamente, sobre os quais a pessoa não tem controle e ideias obsessivas também fazem parte.

A neurose é uma condição psicológica que se caracteriza pelo sofrimento psíquico, gerando desconforto em muitas pessoas. A psicose, por sua vez, é um transtorno mental grave que afeta a forma como uma pessoa percebe a realidade e se relaciona com os outros.

Uma pessoa neurótica passa a ter reações e comportamentos diferentes: fica muito ansiosa, evita sair de casa para ir a determinados lugares, tem medo de certas situações, imagina situações que pode fazer mal, ficam deprimidos mais constantemente, são mais preocupados...

A Neurose se divide em Neurose de Histeria e Neurose Obsessiva. A psicose se divide em Paranoia, Autismo e Esquizofrenia.

A neurose é uma característica de transtornos como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. O termo neurose surgiu em meados do século XVIII, na época, ele era tratado como um único transtorno, que não estava necessariamente relacionado a uma causa física.

Em um conceito geral, ela pode ser considerada, a priori, como uma doença psíquica. Assim, é possível entender neuroses como fenômenos gerados por um conflito psíquico, que envolve a frustração de um impulso instintivo.

A neurose é uma estrutura psíquica caracterizada por sintomas de origem infantil a partir de um conflito psíquico recalcado. A histeria é uma neurose que tem como característica a conversão somática como peculiar na formação de seus sintomas.

Para Freud, o que provocaria a formação desses sintomas, no caso de uma neurose obsessiva, é a angústia em que o eu está colocado, diante do supereu; e nesse caso, é essa hostilidade advinda do supereu que representa o perigo de que o eu tem de se proteger.

O que é Zé Ruela: Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil....

“Jack” é gíria para estuprador, usada por detentos dentro de presídios. De acordo com a Polícia Civil, o homem ferido não possui antecedentes criminais.

Na gíria carioca, 22 significa maluco.

A gíria 22, para se referir a pessoas com transtornos mentais, faz alusão ao caput do artigo 22 do antigo Código Penal de 1940 (Decreto-Lei N° 2.848, de 7 de dezembro de 1940), que trazia: "É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da ...

A palavra inglesa tilt significa inclinar, pender em português. Mas a gíria carioca nada tem a ver com o sentido real da palavra. Quando se diz que algo ou alguém deu tilt, significa que parou de funcionar. Gente, deu tilt aqui, não estou conseguindo pensar em nada.

O transtorno psicótico, também conhecido como psicose, é a incapacidade de diferenciar a experiência subjetiva da realidade externa. Em resumo, é uma desconexão com o mundo real, uma perda de contato com o concreto. É como se a pessoa entrasse em um universo paralelo.

Zimerman (1999) distingue três situações: 1) - psicose propriamente dita; 2) - estado psicótico; 3) - condição psicótica.

Conceito médico
A psicose, para a medicina, se traduz como uma síndrome neurológica, em que algumas partes do cérebro não estão funcionando normalmente, geralmente associada à ação de um neurotransmissor nessas áreas, chamado dopamina.

No relacionamento com afetividade neurótica, o parceiro não consegue fazer certas coisas se o outro não estiver junto para “brigar” (como quando um homem não consegue beber uma cerveja, porque a sua esposa não está em casa para ficar lhe falando que ele não deveria estar bebendo álcool).