O que significa a gíria Pocar?

Perguntado por: iourique . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

2. [Brasil, Informal] Bater ou acertar com força em (ex.: pocar a bola).

Diz-se de lugar muito cheio, lotado. A festa lotada está pocando demais!

O pocar é um gíria regional do Espírito Santo. Sua origem vem da palavra espocar, que significa fazer barulho. Segundo Paulo Vilaça, a gíria começou a ser usada, no início do século XX, quando a ilha de Vitória teve um crescimento na direção dos morros.

Significado: Do hebraico, significa "pertencente a Deus" ou "seguidor de Deus". No Velho Testamento, Adriel era o genro do rei Saul.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

A identidade linguística do capixaba não é mui- to reconhecida, o que contribui com a convicção de que não existe sotaque por aqui. Mas a verdade é que, quem é do Espírito Santo, tem sotaque sim. Mesmo não sendo muito nítido. É o que apontam estudos do projeto Português Falado na Cidade de Vitória (PortVix).

Ela é utilizada pelas pessoas que nasceram, cresceram e vivem nas periferias, conhecendo a todos do lugar. Já no Rio de Janeiro, pode significar também algo como "parceiro", "amigo de infância". É aquela pessoa com quem foi criado e cresceu junto.

Ação de concordar. Pode ser de modo irônico também.

Origem do termo Capixaba
Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

A gíria é roids mariola significa “é ruim, hein!”. Essa gíria faz parte da identidade do povo do estado do Espírito Santo. Veja também o que significa a gíria oxente. Tem várias situações que essa gíria capixaba se aplica, afinal, em certos momentos o ideal é não se comprometer, não é mesmo?

A forma correta de escrita da palavra é zoeira.

[Regionalismo] No Espírito Santo, é o mesmo que ir para uma festa, independente do estilo musical.

A forma correta de escrita da palavra é sossego, com o na primeira sílaba. A palavra sussego está errada. Enquanto substantivo, deverá ser pronunciado com a vogal e fechada (ê): Que sossego!

Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.

Isolamento geográfico entre populações de uma mesma espécie, de modo que interrompe-se o fluxo gênico entre as mesmas e, como conseqüência, pode dar-se o isolamento reprodutivo entre elas, assim possibilitando a formação de nova espécie.

adjectivo e nome masculino
2. Que ou quem é contrário à religião. 4. Que ou quem ofende o que se considera digno de respeito.