O que significa a letra C no disjuntor?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O disjuntor curva C é o mais usado, mais econômico e com uma sensibilidade mediana. Eles atuam entre 5 e 10 vezes a corrente nominal. Então um C6 vai desarmar entre 30 e 60A. São largamente usados para lâmpadas fluorescentes, transformadores e cargas com uma certa corrente de partida.

É indicado para proteger circuitos com cargas predominantemente indutivas (curva C) e outras cargas que aprensentam pico de corrente no momento da ligação. A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 40 Àmperes em circuito monofásico (ou unifásico).

As letras podem ser B, C ou D, enquanto os números podem variar muito. O importante é saber que as letras dizem respeito à curva e os números dizem a corrente padrão de trabalho do aparelho.

B: eles são indicados para cargas resistivas com uma pequena corrente de partida, como os aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes e os fornos elétricos. C: eles são indicados para as cargas que possuem uma corrente média de partida, como os motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e as máquinas de lavar roupas.

É indicado para proteger circuitos com cargas predominantemente indutivas (curva C) e outras cargas que aprensentam pico de corrente no momento da ligação. A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 50 Àmperes em circuito monofásico (ou unifásico).

O C32 no disjuntor significa que o disjuntor desarma em 32 ampères.

A curva C são os itens que representam 50% do seu estoque e 5% do faturamento. Os produtos da curva C têm valor de demanda ou consumo baixo. São os menos relevantes na escala de prioridade para a gestão do estoque, mas isso não significa que podem ficar esquecidos.

Descrição. O Disjuntor Unipolar Alumbra C20/1 ALBR3 Curva C 3kA 20A é ideal para instalações elétricas em residências ou industrias em geral, ideal para circuitos com apenas uma fase, como iluminação e tomadas de sistemas monofásico de 127V ou 220V, garantindo qualidade e uma total segurança.

O Disjuntor Bipolar Alumbra C10/1 ALBR3 Curva C 3kA 10A é ideal para instalações elétricas em residências ou industrias em geral, ideal para circuitos com duas fases, como torneiras e chuveiros com sistemas bifásicos, garantindo qualidade e uma total segurança.

O que são as curvas dos disjuntores e para que servem?

  1. CURVA B. Possui curva de ruptura entre 3 a 5 vezes o valor de corrente nominal. ...
  2. CURVA C. Possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal. ...
  3. CURVA D. Possui curva de ruptura entre 10 a 20 vezes o valor de corrente nominal.

40A

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

O disjuntor MDW-C2 é um dispositivo que tem a função de proteger instalações elétricas RESIDENCIAIS, COMERCIAIS e INDUSTRIAIS, contra sobrecargas elétricas e curtos circuitos.

O que são disjuntores? Os disjuntores são dispositivos que tem a função de proteger as instalações elétricas, desligando a energia automaticamente em caso de curtos-circuitos e sobrecargas, que foram as principais causas de incêndios de origem elétrica em residências no país, no ano de 2020.

Disjuntor diferencial residual (DDR)
O DDR é um dispositivo de proteção que possui tantos a função de um disjuntor termomagnético (DTM) como a função de um interruptor diferencial-residual (IDR) em um só.

O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 220V é o disjuntor de 30A.

A curva B é indicada para instalações residenciais e cargas resistivas de baixa intensidade:

  1. chuveiros elétricos;
  2. aquecedores;
  3. tomadas.

De forma geral, um ar-condicionado de 9 mil BTUs precisará de disjuntores entre 10 a 15 A. Já um modelo mais robusto, de 18 mil BTUs, precisará de um disjuntor de 20 A. Caso o fabricante do seu ar-condicionado não indique no manual a corrente elétrica consumida pelo aparelho, faça o cálculo usando a potência elétrica.

disjuntor bipolar

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.