O que significa a nafta?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Acordo de Livre Comércio da América do Norte (em inglês, North American Free Trade Agreement; em espanhol, Tratado de Libre Comercio ou TLC). O Nafta é a ampliação do acordo de livre comércio já existente entre os Estados Unidos e o Canadá desde 1989, agora incluindo o México.

O novo acordo entre Estados Unidos da América, México e Canadá, denominado USMCA (United States-Mexico-Canada Agreement), finalmente, entrou em vigor no primeiro dia do mês de julho de 2020, após três anos de negociações.

O NAFTA começa com o "Acordo de Liberação Econômica" firmado entre os Estados Unidos e o Canadá no ano de 1988. Em 1992, o México torna-se um membro do bloco e, a partir disso, o NAFTA objetiva principalmente a livre circulação comercial entre os países no prazo de 15 anos.

A principal conclusão é que houve pouco desvio de produtos brasileiros em mercado norte-americano, e quando houve, na sua maioria, foi em produtos com baixo market-share. Em compensação, no mercado mexicano, dos desvios observados o peso do Brasil foi considerado, em setores com elevado market-share.

Entre os benefícios do NAFTA, destaca-se o aumento do investimento estrangeiro direto, a criação de empregos, o acesso a novos mercados e a diversificação da economia.

O principal objetivo de Trump ao retrabalhar o Nafta era reduzir os déficits comerciais dos EUA, meta que ele também busca com a China, impondo centenas de bilhões de dólares em tarifas sobre produtos importados do gigante asiático.

O Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta) é um bloco econômico composto por Estados Unidos, Canadá e México. Seu principal objetivo é estabelecer acordos de livre-comércio assim como a unificação de taxas tarifárias entre os seus países-membros.

Esse derivado é utilizado principalmente como matéria-prima básica na indústria do ramo petroquímico para a produção de plástico, borracha, solventes, combustíveis e aromáticos.

Os países-membros do Nafta (EUA, México e Canadá) relacionam-se a esse bloco econômico com base na centralidade exercida pela economia estadunidense em relação aos demais países. Ouça o texto abaixo em aúdio!

O Canadá foi o país que obteve os investimentos mais significativos, seguido por Estados Unidos e México.

Mercosul

Mercosul é o Mercado Comum do Sul, bloco econômico criado em 1991, que engloba Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de países associados e observadores.

O que é o MERCOSUL? O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão. Os idiomas oficiais do Mercosul são o espanhol e o português.

Nafta foi um acordo comercial feito entre Estados Unidos, México e Canadá. Esteve em vigor entre 1994 e 2018 e seu objetivo era criar uma zona de livre-comércio entre eles. O Nafta foi um acordo comercial feito entre os países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.

As uniões aduaneiras são grupos de países que aplicam um sistema comum de procedimentos, regras e direitos aduaneiros para a totalidade ou a quase totalidade das suas importações, exportações e mercadorias em trânsito.

Consequências do Nafta para o México
A partir do início da vigência do acordo, o fluxo de IED invertido no México, bem como o seu PIB, aumentaram, como demonstram os dados do Banco Mundial constantes da tabela 1. Contudo, o mesmo ocorreu com as taxas de pobreza.

O antigo acordo, denominado de Nafta, agora dá lugar ao USMCA. O novo acordo pretende impedir que indústrias transfiram-se para locais com mão de obra mais barata. A ideia é que cerca de 75% das peças de um carro sejam fabricadas nos Estados Unidos por trabalhadores que recebam em média 16 dólares por hora.

É o nome dado à reunião periódica dos sete países democráticos, entre os mais desenvolvidos economicamente. O grupo é formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. O G7 foi brevemente substituído pelo G8, com a entrada da Rússia.

Em resumo, a Zona de Livre Comércio tem o objetivo de eliminar as taxas de importações que incorrem em alguns produtos que são negociados entre os países membros.

26 de março de 1991, Assunção, Paraguai

Onde surgiu o primeiro Bloco Econômico? O primeiro bloco do qual se tem notícia foi organizado nos fins da Segunda Guerra Mundial, na Europa e foi integrado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo (BENELUX).

O Mercosul – Mercado Comum do Sul – é um bloco econômico constituído por países da América do Sul e que embora tenha atingido significativo nível de integração econômica ainda é classificado como uma união aduaneira.