O que significa a palavra Aquietai vós na Bíblia?

Perguntado por: iqueiroz . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

1. Pôr quieto ou em quietação. 2. Apaziguar, serenar.

(Salmo 46:1) Deus é o nosso refúgio
O Salmo começa com um verso de adoração ao Senhor Deus, por conta do seu cuidado em tempos difíceis. A partir da confiança em Deus pode-se encontrar forças e refúgio nesses momentos para que possamos lidar com eles de forma assertiva.

De acordo com Matthew Henry, este salmo pode ter sido composto depois que Davi derrotou os inimigos do antigo Israel das terras vizinhas.

verbo transitivo direto, intransitivo e pronominal Estar, ficar ou permanecer quieto; tornar-se tranquilo; apaziguar-se: as boas notícias aquietaram seu coração; com o tempo, sua mente aquietava; aquietou-se com as notícias boas.

Então Jesus entrou no barco, e seus discípulos o seguiram. Nisso, veio uma grande tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

Isso é confiar em Deus, é saber que Jesus esta em nosso meio, independente do que aconteça. Só não se abala aquele que faz do Senhor a sua rocha, o seu alicerce. Que Hoje venhamos tomar o exemplo do salmista e de Paulo, que Deus seja o nosso refugio, fortaleza, alicerce e a nossa rocha. Pois assim nada nos abalara.

Dizer que Deus é o nosso refúgio e fortaleza significa afirmar que n'Ele encontramos toda força e proteção necessárias; independentemente das circunstâncias que possam nos afligir. O salmista diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia” (Salmo 46:1).

Na frase: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza”, a palavra refúgio traduz um termo hebraico que significa literalmente “um abrigo”. Esse termo era comumente usado no sentido de indicar um lugar apropriado para se proteger do perigo de um temporal.

Contexto histórico do Salmos 46
O contexto histórico deste Salmo foi o livramento que Deus concedeu a Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (2 Rs 18 e 19; Is 36 e 37).

Os seus valentes estão abatidos, e vão fugindo, sem olharem para trás; terror há ao redor, diz o Senhor. Não fuja o ligeiro, e não escape o valente; para o lado norte, junto à borda do rio Eufrates tropeçaram e caíram. Quem é este que vem subindo como o Nilo, cujas águas se movem como os rios?

Lugar de refúgio ou de defesa, como uma torre, uma fortificação ou uma colina alta cercada de defesas; desses locais, podiam-se rechaçar os inimigos. Metáfora de refúgio e de segurança (Sl 27.1).

Quebra o arco e corta a lança – As armas que o inimigo lança, as setas contra sua vida, Ele desfaz até mesmo a lança, ou seja, aqueles transpassados, isto é, que já não tem mais jeito, desenganados, a esses Ele tem a solução para suas vidas.

O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este salmo, mas também os 47 e 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.

Quem escreveu esse livro? O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

a·qui·e·tar |è|
Pôr quieto ou em quietação. 2. Apaziguar, serenar.

Aquieta-te diante do SENHOR e aguarda por Ele com paciência; não te irrites por causa da pessoa que prospera, nem com aqueles que tramam perversidades.

Aquietar é um verbo nobre de nossa Língua Portuguesa: é transitivo direto (não exige preposição) e significa tornar-se quieto; tranquilizar; acalmar. É essa a estratégia de grandes comunicadores e redatores: o uso da palavra para levar mais qualidade de vida às pessoas.

O vento começou a soprar muito forte e as ondas muito altas começaram a encher o barco de água. Os discípulos ficaram com medo, achando que o barco iria afundar. Então acordaram Jesus e pediram-Lhe ajuda. O Salvador ordenou ao vento que parasse de soprar e que as ondas se acalmassem.

Esse acontecimento, onde Jesus acalma a tempestade, aparece nos 3 Evangelhos Sinópticos: Mateus 8:23-27, Marcos 4:35-41 e Lucas 8:22-25. Podemos ver, nesse relato, que Jesus tem poder para nos salvar de todas as tempestades repentinas da vida, nos trazendo segurança, tranquilidade e paz.

"Sou filha daquele que até o mar obedeceu, e Ele me disse: aí daqueles que te humilhar e te tocar, eu te exaltarei, tu és minha menina." Mateus 8.27. Marcos 4.41.

A frase “o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” indica a suficiência da graça de Deus e seu caráter independente da força humana. Essa declaração é um encorajamento da parte do Senhor ao apóstolo Paulo que ele registrou em 2 Coríntios 12:9.