O que significa a palavra conectivo?

Perguntado por: imarques8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os conectivos são expressões linguísticas usadas para conectar enunciados, frases, orações e outros elementos textuais com o objetivo de dar sequência a argumentação e sentido às ideias que estão sendo expostas.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Conectivos de relação temporal
Esses conectivos indicam o tempo de desenvolvimento da ação mencionada. Conectivos: Quando, antes que, depois que, até que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, ao mesmo tempo que.

Definição e quando usamos os conectivos
Os conectivos são expressões linguísticas usadas para conectar enunciados, frases, orações e outros elementos textuais com o objetivo de dar sequência a argumentação e sentido às ideias que estão sendo expostas.

O uso do Onde na Redação
Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.

Esses conectivos exercem a função de apontar soma entre as orações, argumentos e ideias. e, nem, pois, além disso, e ainda, não só … mas também, como ainda, bem como … assim como, por um lado …

Os conectivos de conclusão são palavras que unem as orações em um período ou ligam termos que exercem a mesma função sintática na oração. Eles são responsáveis por dar sentido às frases, unindo ou contradizendo diferentes ideias que estão presentes em um texto.

Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, devem vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início, conectando-o ao anterior.

CONECTIVOS subordinativos são as seguintes conjunções e locuções subordinadas: CAUSAIS (iniciam a oração subordinada denotando causa.): que, como, pois, porque, porquanto. Também as locuções: por isso que, pois que, já que, visto que...

Para a introdução de uma redação não significa, necessariamente, que tenhamos que utilizar conectivos de introdução. Assim, palavras que denotam tempo (hoje), causa e efeito (em virtude), finalidade (a fim de) e dúvida (possivelmente) são bons exemplos de conectivos que podem ser usados para iniciar uma redação.

Para simplificar, imagine que os conectivos são uma espécie de “organizadores” do seu texto. Ao utilizá-los, é possível realizar um encadeamento de ideias e escrever períodos mais complexos dentro de uma sequência mais coerente — motivo pelo qual são importantes ao longo da redação, especialmente no desenvolvimento.

Na realidade o conectivo "embora" da a ideia de concessão, que é quando uma exceção é concedida dentro da oração em relação a um fato ou uma "regra" exposta.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Os conectivos de adição ou continuação são utilizados para acrescentar algo ao longo do texto que esteja relacionado com o que foi apresentado antes. São os conectivos que exercem a função de apontar uma soma entre as orações, argumentos e ideias.

Normalmente, os temas de redação são atuais. Por isso, uma forma de começar o texto é usar a palavra “Atualmente” e, logo em seguida, abordar o assunto.

As conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos de mesma função sintática ou orações, por isso, são consideradas conectivos. No entanto, estabelecem relações lógicas essenciais para a construção de textos coerentes e coesos.

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

Introdução e relevância: primeiramente; em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; acima de tudo; para começar; sobretudo; principalmente; primordialmente. Sequência e continuidade: depois; após; logo depois; logo após; na sequência; imediatamente; em seguida; depois de; logo que; assim que; logo; então.

1- Quando você quiser dar ideia de acréscimo, use os conectivos de adição como, por exemplo: 'além disso', ' também', 'e', 'nem', 'não só' , 'mas também', 'bem como'… 2- Se quiser passar a ideia de mudança, alternância: 'ou…ou', 'quer… quer', 'seja… seja'.

Continuar lendo O que é um conectivo?