Qual o conectivo de embora?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Ressalva: apesar de, embora, ainda que, posto que, mesmo que, posto, se bem que, conquanto, por mais que, por menos que, ao passo que, só que.

Significado de Embora
advérbio Com a ideia de partida; adeus: sentiu-se mal e foi embora. interjeição Tanto faz; sem importância; não me interessa.

São as conjunções subordinativas que iniciam as frases com uma ideia/ação contrária da principal, mas que não impedem a sua realização. Entre elas, encontram-se: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

O termo 'embora' escrito sem o espaçamento é a forma correta de ser escrito. Sua função pode ser ligada ao sentido de conjunção, advérbio e interjeição. Sabe-se que a origem dessa locução se deu como uma variação da expressão “em boa hora” comumente utilizada no português arcaico.

Quanto à classificação gramatical, MAS é uma conjunção adversativa (que liga orações que expressam alguma adversidade, alguma oposição); EMBORA é uma conjunção concessiva (que introduz uma oração de sentido divergente em relação ao de outra, denominada principal).

Veja algumas dicas para usá-los corretamente.

  1. Saiba onde colocar os conectivos. Em primeiro lugar, é preciso roteirizar todas as ideias do texto. ...
  2. Veja quantos inserir. ...
  3. Saiba usá-los de acordo com o sentido do trecho. ...
  4. Utilize-os para dar efeito ao texto. ...
  5. Tenha cuidado para não exagerar.

Principais conjunções aditivas

  • e.
  • nem.
  • bem como.
  • não só (...) mas [também]
  • não apenas (...) como [também]
  • não somente (...) como [ainda]

Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, devem vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início, conectando-o ao anterior.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Conectivos de relação temporal
Esses conectivos indicam o tempo de desenvolvimento da ação mencionada. Conectivos: Quando, antes que, depois que, até que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, ao mesmo tempo que.

13) Causa e consequência. Explicação: por consequência, como resultado, por isso, por causa de, em virtude de, assim, de fato, com efeito, tão (tanto, tamanho) … que, porque, pois, já que, uma vez que, visto que, como (= porque), portanto, logo, que (= porque), de tal sorte que, de tal forma que, haja vista.

As conjunções concessivas iniciam orações subordinadas que exprimem um fato contrário ao da oração principal, por exemplo: Vou à praia, embora esteja chovendo.

Que significado tem embora nestes verbos? Embora, enquanto advérbio, significa, efetivamente, «sair de um lugar», quer se use com o verbo ir, quer o verbo seja vir.

Composição por Aglutinação
Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora).

A expressão muito embora, aplicada como locução conjuncional concessiva, foi registada em 1966 no vocabulário de Rebelo Gonçalves e presentemente confirmada no dicionário de Houaiss com o significado, por exemplo, de «se bem que», e a frase em estudo tem na realidade o sentido: «se bem que longe, estou perto».

Conjunções causais introduzem orações que dão ideia de causa: que, porque, como, pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que. Exemplos de conjunções causais: Como fiquei doente, não pude ir à aula. Já que você não vai, também não vou.

Em português, Partir, Sair e Ir Embora podem ter o mesmo significado: deixar o lugar onde se está, com destino determinado ou não.

Continuar lendo O que é um conectivo?