O que significa a palavra duvido?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

1. Ter (alguma coisa) em dúvida. 2. Não estar convencido de.

1- Ter dúvida, não saber ao certo. 2- Não acreditar, não admitir. 3- Descrer, não confiar.

Dúvida é o substantivo feminino que indica um estado de incerteza em relação à realidade ou hesitação entre duas coisas. Em alguns casos, dúvida pode ser sinônimo de suspeita e ceticismo. Quando uma pessoa tem dúvida sobre alguma coisa, normalmente procura alguém que possa esclarecer essa dúvida.

verbo transitivo
Não estar convencido de.

A dúvida na vida pode destruir o empreendedor, que precisa de confiança para suportar os altos e baixos e a hesitação dos outros. A dúvida desvia sua atenção da persistência necessária para o sucesso.

Não acreditar, não admitir. Descrer, não confiar. Ter suspeitas, desconfiar.

A palavra ceticismo vem do grego “sképsis” que significa “exame, investigação”. Atualmente, a palavra designa aquelas pessoas que duvidam de tudo e não acreditam em nada.

O conceito contrário à certeza é a ignorância (ou a incerteza): quando se desconhece algo, não se pode ter qualquer certeza. O grau médio de conhecimento entre a certeza e a ignorância/incerteza é a dúvida (o sujeito crê que o conhecimento é verdadeiro, mas não está em condições de o afirmar).

Dúvida (acaso, porventura, talvez, quiçá…) Intensidade (bastante, muito, pouco, mais, menos, demais…)

Dúvida, com o acento agudo, é um substantivo que indica incerteza, desconfiança ou indecisão. Como “em caso de dúvida, pesquise primeiro”. Duvida, sem o acento, é uma conjugação do verbo “duvidar”, que pode ser a 3. ª pessoa do presente do indicativo, ou a 2.

Palavras que rimam com Duvido: Maluvido. Ao pé do ouvido.

Origem etimológica:derivação regressiva de duvidar.

A dúvida é esperança, ao mostrar as novas possibilidades
É fim, quando é preciso abandonar pessoas e realizar novas escolhas. Ela rasga os tecidos internos, abrevia existências vãs, seja de algo ou de alguém; ela treme as vigas da alma e, às vezes, pode fazê-las desmoronar.

Desse modo, o papel da dúvida é abrir caminho para que o pensamento possa partir livremente de si mesmo e é isso mesmo que o faz absoluto, independente, na medida que se coloca como polo de verdade do saber a partir do critério de clareza e distinção, ou seja, a evidência interior na consciência.

O correto é usar 'duvido de que' ou 'duvido que'.