O que significa a palavra Halach Uinic?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

- De maneira geral, a sociedade maia era liderada por um governante, denominado Halach Uinic, chefe político, com o apoio de uma nobreza composta por chefes locais, sacerdotes responsáveis pelo saber filosófico, religioso e astronômico, incluindo os calendários.

Qual é a origem da civilização maia? Fontes historiográficas apontam que os maias seriam a população pré-colombiana mais antiga das Américas. Os povos que formaram os mais teriam se estabelecido primeiramente na península do Iucatã, no México, entre 1000 a. C e 250 d.

No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante. Esses sacrifícios também tinham uma considerável importância política para esse povo.

aos espanhóis como aconteceu com outros povos da América incluindo grandes civilizações como os incas e os astecas. os. maias foram dizimadas pelas armas de fogo e doenças que os espanhóis traziam para América.

Um novo estudo realizado por arqueólogos norte-americanos e britânicos suporta a hipótese de o fim da civilização centro-americana ter sido provocada por um período de seca extrema.

Itzamná

A figura mais importante do panteão maia é Itzamná, deus criador, senhor do fogo e do coração. Representa a morte e o renascimento da vida na natureza. Itzamná é vinculado ao deus Sol, Kinich Ahau, e à deusa Lua, Ixchel, representada como uma velha mulher demoníaca.

Quando os conquistadores espanhóis zarparam para a América Central, em 1517, seu objetivo era derrotar a civilização maia, que dominava a região.

Significado de Maia
adjetivo Pertencente ou relativo aos maias, povo indígena da América Central e de parte do México. substantivo masculino Indivíduo desse povo. Língua dos maias, ainda hoje falada no México.

Etimologistas portugueses acreditam que Maia tem origem no topônimo pré-romano madia, significando terra úmida. Dom Gonçalo viveu no tempo do rei dom Afonso V de Leão (994-1028) e dom Afonso VI de Castela (1047-1109), sendo um grande adversário dos mouros, de quem tomou a Terra da Maia, de onde tirou o nome da família.

Primeiramente, o nome Maia pode ter sido originado a partir do latim maia ou mai, que quer dizer "grande".

Os sacrifícios dos maias aconteciam como forma de manter os deuses satisfeitos, mas também poderiam acontecer antes de campanhas militares. As principais formas de sacrifício humano praticado pelos maias eram pela decapitação e também pela retirada do coração da vítima viva.

Na mitologia maia, Tepeu e Gucumatz (o Quetzalcoatl dos astecas) são referidos como os criadores, os fabricantes, e os antepassados. Eram dois dos primeiros seres a existir e se diz que foram tão sábios como antigos.

Os maias foram uma das mais importantes civilizações pré-colombianas da América, que se desenvolveu na região que atualmente corresponde ao México, Guatemala, Honduras, Belize e El Salvador, entre os anos 2000 a.C. e 1500 d.C.

O grupo social mais poderoso, o dos sacerdotes, monopolizava a escrita e os conhecimentos científicos, principalmente a astronomia e a matemática. Os maias acreditavam que o destino da humanidade era regido pelos deuses, por isso a religião esteve presente em todas as atividades culturais do povo.

Cuauhtémoc

Cuauhtémoc foi o último tlatoani asteca a realmente governar e que sofreu os mais duros castigos durante a ocupação espanhola do México.

O mundo maia era dividido por cidades-estados, elas eram independentes politicamente e geralmente estavam envolvidas em conflitos para expandir seu território e subir seus status e era através da guerra que as cidades ampliavam seu poder e ganhavam prestigio social.

Atualmente, porém, tem muita gente que pensa que os maias sumiram do mapa. Nada disso! Seus descendentes vivem integrados à civilização mexicana e centro-americana em regiões como a Península de Yucatán e os estados de Tabasco e Chiapas, no México, a Guatemala e parte de Honduras e El Salvador.

Povos maias

Guatemala7 140 503 (2018)
México1 475 575 (2000)
Estados Unidos500 000 (2011)
Honduras33 256 (2013)
Belize30 107 (2010)

Por inúmeros motivos os maias são chamados de "Gregos do Novo Mundo". Como vimos antes, assim como os gregos antigos, os maias nunca formaram um Estado unificado. Além disso, o grande desenvolvimento artístico e científico fez com que os maias fossem comparados aquele povo antigo europeu.