O que significa a palavra Inhamuns?

Perguntado por: usoares . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A origem da palavra Inhamuns é de denominação indígena, tribo que habitava o alto sertão dos inhamuns - "Índios Jucás". Já José de Alencar diz que Inhamuns também quer dizer "Irmão do Diabo".

Ceará

O Vale do Jaguaribe é uma fértil região localizada a leste do estado do Ceará. É cortada pelo Rio Jaguaribe, o maior e mais importante rio cearense, fornecendo água para os cultivos que são realizados em seu leito.

Microrregiões do Ceará divididas por mesorregiões

  • Mesorregião do Noroeste Cearense.
  • Mesorregião do Norte Cearense.
  • Mesorregião Metropolitana de Fortaleza.
  • Mesorregião dos Sertões Cearenses.
  • Mesorregião do Jaguaribe.
  • Mesorregião do Centro-Sul Cearense.
  • Mesorregião do Sul Cearense.

Ceará

15-09-1956

--> Elevado à categoria de município com a denominação de Aiuaba, pela Lei estadual nº 3.338, de 15-09-1956, desmembrado de Saboeiro.

Seu nome, Jaguaribe, significa "Rio das Onças". Sua extensão é de 600 km, contando da nascente até a foz. É o maior rio do Ceará e seu percurso banha as cidades de Tauá, Saboeira, Iguatu, Jaguaribe, Jaguaribara, Tabuleiro do Norte, Russas, Jaguaruana, Itaiçaba, Aracati e Fortim.

A "velha" Jaguaribara
Jaguaribara situava-se na região do Médio Jaguaribe, região central do Estado do Ceará e ficava a 287 Km da capital do Estado.

De acordo com a pesquisa do IBGE e revelada pelo IPECE, somente 13 municípios do Ceará, possuem PIB per capita acima de 20 mil reais e apenas 6 cidades do interior do Ceará estão nesse seleto rol. Entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, Limoeiro do Norte lidera o Ranking no Vale do Jaguaribe.

Segundo alguns léxicos a palavra Arneiroz é um vocábulo que significa terreno arenoso e estéril. Gentílico: arneirozense. Arneiroz recebeu este nome de uma antiga freguesia de Portugal, no Conselho de Lamego, distrito de Viseu, Províncias de Traz-os-Montes e Alto Douro.

Municípios recriados no Ceará Arneiroz: O município foi criado no dia 21 de novembro de 1864 e extinto quase 50 anos depois, em 1913. Os cidadãos de Arneiroz voltaram a ter o status de cidade no ano seguinte, em 1914, mas novamente perderam a posição em 1920.

Os cinco maiores municípios em número de habitantes são: Fortaleza (2.596.157), Caucaia (372.413), Juazeiro do Norte (269.435), Maracanaú (231.121), Sobral (219.030). No total, o estado cearense tem 8.936.431 habitantes.

Segundo o Censo 2022 do IBGE, Granjeiro possui atualmente 4.841 habitantes. No Censo de 2010, o município apareceu com 5.025 moradores. O resultado aponta que nos doze anos que separam um censo e outro, a cidade perdeu 184 habitantes, uma redução populacional de 3,66%.

Vizinho dos municípios de Assaré, Tarrafas e Baixio,Antonina do Norte se situa a 17 km a Norte-Oeste de Assaré a maior cidade nos arredores.

O Município foi criado, desmembrando-se do então distrito de Iguatu, pela Lei nº 1875, de 28 de setembro de 1921, com sede núcleo de Lages, então elevado a vila, e inaugurou-se a 14 de janeiro de 1922.

Ramilson Araújo Moraes

20 de Outubro de 1862

Mas, é em 2 de maio de 1856 que acontece a compra da Fazenda Boa Vista, que mais tarde se tornaria o município de Itápolis. A cidade foi fundada por Pedro Alves de Oliveira em 20 de Outubro de 1862, com a doação ao patrimônio de, aproximadamente, 110 alqueires da Fazenda Boa Vista.

O município do litoral catarinense foi o último a ser emancipado no Brasil. O processo ocorreu junto ao de Balneário Rincão. Por ordem de registro, Pescaria Brava, que até então era considerada um distrito de Laguna, foi emancipada primeiro e tornou-se a cidade brasileira mais jovem.

Os municípios como entes federativos surgiram no Império Romano. Estes entes desempenhavam funções de governo local mais próximos da comunidade.

Origem dos municípios
A história de um município pode começar em um povoado, que se formou devido à sua localização (à beira-mar, às margens de um rio, em um local protegido, perto de hospedarias) ou às atividades que se desenvolviam na região (feiras, criação de gado, agricultura).

Irajá A origem deste nome tem duas versões. Na primeira, Irajá significa “o mel brota”, nome dado pelos índios Muduriás que habitavam a região. Na segunda, o nome viria de “Aribo” (rio que brota do alto do morro e cai abaixo), referindo-se ao Rio Irajá, que nasce no Morro do Juramento e deságua na Baía de Guanabara..

Pinguça é o feminino de pinguço. O mesmo que: beberrona, cachaceira, bêbada, embriagada, ébria.