O que significa a palavra ISO?

Perguntado por: aconceicao6 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A sigla ISO vem do inglês que significa International Organization for Standardization (em português, Organização Internacional para Padronização), e ela é uma fundação voltada para a normatização e padronização, que se originou em 1947, em Genebra, na Suíça.

A sigla ISO abrevia International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização). Tal entidade tem como foco a padronização e a normatização de sistemas para a garantia da qualidade dos processos internos em diferentes segmentos do mercado.

ISO é a sigla que vem de International Organization for Standardization, e diz respeito a uma organização que visa promover o desenvolvimento de testes, normas e certificação, a fim de criar um encorajamento do comércio de serviços e bens no mercado.

As certificações de qualidade ISO são um conjunto de normas reconhecidas em todo o mundo, que alinham padrões de qualidade, gestão, questões ambientais, entre outros. As empresas que possuem esses certificados ganham destaque no mercado, oferecendo um diferencial aos consumidores que optam pelos seus serviços.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo procedimento no Brasil. A certificação oferece garantia e legitimidade à corporação segundo padrões internacionais.

Obter o certificado ISO garante qualidade e boa reputação para a empresa. O grande benefício dessa ferramenta é que ela garante a padronização de produtos e serviços. Inclusive, pode ser adotada por qualquer companhia, independentemente do tamanho e em qualquer parte do mundo.

Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Então, ao aumentar o ISO em um ambiente de pouca luz, essa quantidade necessária para uma foto clara diminui.

Quais as vantagens de ter uma ISO?

  • Organização interna. Obviamente, esta é a vantagem imediata, uma vez que se trata do objetivo principal ao se adquirir uma certificação, principalmente a ISO 9001. ...
  • Redução de custos. ...
  • Motivação dos colaboradores. ...
  • Credibilidade da empresa.

Conheça agora as principais!

  • ISO 9000. Essa é uma das certificações mais conhecidas, dado o grande número de empresas certificadas, e é voltada para o processo de Gestão da Qualidade das empresas. ...
  • ISO 9001. Assim como a ISO 9001,é uma das mais conhecidas. ...
  • ISO 14001. ...
  • ISO 45001. ...
  • ISO 27001.

Para conquistar a certificação ISO 9001 a empresa precisa:

  1. Possuir um CNPJ;
  2. Cumprir a legislação pertinente ao negócio;
  3. Implementar os requisitos abaixo; Identificar o contexto da organização; Identificação das partes interessadas; ...
  4. Realizar a auditoria interna;
  5. Contratar um organismo de certificação.

Atualmente, o Brasil possui mais de 1.600 normas ISO, segundo a ABNT. As mais conhecidas estão voltadas para sistemas de gestão, as chamadas certificações voluntárias.

A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, para gestão da qualidade, e a ISO 14000, para gestão do meio ambiente.

Empresas como Apple, Walmart, Dell, Samsung, Petrobrás, Embraer, Coca-Cola e Vale, por exemplo, têm um corpo técnico, conhecimento acumulado e histórico de inovação incríveis. Muitos dos novos métodos de gestão propostos na ISO 9001:2015 são vistos diariamente nessas companhias.

As certificações ISO são selos emitidos pela International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normatização) às empresas que cumprem as regras da entidade. A instituição formula exigências sobre a comercialização e a produção de mercadorias e serviços.

Iso: esse prefixo é utilizado quando a valência livre está localizada no carbono primário de uma cadeia ramificada.

A ISO 9001:2015 — publicada em setembro de 2015 — é a versão mais atual da norma, e trouxe mudanças importantes em relação à anterior, entre elas: Uma maior ênfase nos processos; Nova terminologia que tornou a linguagem mais simples de se compreender; Um novo item baseado exclusivamente na mentalidade.