O que significa a palavra Kadosh na Bíblia?

Perguntado por: lcosta4 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

Maranata é uma expressão de origem aramaica que, na tradução para a língua portuguesa, tem um significado semelhante a "vem, Senhor" ou "nosso Senhor vem".

Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus”. Para os teólogos a tradução que mais se aproxima dessa palavra é “a glória de Deus se manifesta”. A palavra shekinah tem várias grafias, entre elas, shekiná, shechina e shekina.

No âmbito religioso, a palavra kairós é utilizada no sentido de "tempo espiritual" ou "o tempo de Deus", que diverge do conceito cronológico de tempo terrestre, ou seja, as horas, os dias, os anos, etc.

Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus.

Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas.

A palavra KODESH em hebraico significa: SANTO, porem com um sentido de adjetivo, exemplo: "eretz ha-kodesh" = terra santa! Já a palavra KADOSH em hebraico significa; O SANTO, com o sentido de substantivo, exemplo; "ha-kadosh baruch hu" = Bendito sejas Tu, O SANTO.

3 E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santoé o Senhor dos Exércitos,a terra inteira está cheia da sua glória".

Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que significa "Jesus Cristo, o Messias".

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Significado de Aramaico
adjetivo, substantivo masculino Antiga língua semita que foi falada no Oriente Próximo, de cerca de 700 a.C. até 700 d.C.Jesus falava um dialeto aramaico; era a língua popular da Palestina no tempo em que Ele viveu.

A palavra utilizada no lugar é o verbo enviar, “ekballo”, que significa enviar com violência. Jesus usava essa mesma palavra pra expulsar demônios e é assim que ele envia os trabalhadores: Ele dá uma ordem de envio. É assim que podemos “apressar” a vinda de Jesus.

Significado de Marata
adjetivo Relativo aos maratas, habitantes de uma parte da Índia. substantivo masculino Pessoa pertencente a esse povo. Variação de marati.

Frequentemente os textos bíblicos registram episódios em que a presença gloriosa do Senhor se manifestou de forma visível aos israelitas. Mas em nenhum desses textos a palavra shekinah é usada. Nas Escrituras, a palavra mais comum para se referir à glória de Deus é o hebraico kavod.

Quem é esse Rei que nunca mudou? Quem é esse Rei, com voz de trovão? Quem é esse Rei que nunca mudou? Composição: Gabriela Gomes / Marquinhos Gomes.