O que significa a palavra Sioux?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

1. Membro de um grupo de indígenas norte-americanos, que compreende várias tribos. 2. [ Linguística ] Grupo de línguas falada por esses indígenas.

Antes de os colonizadores rumarem para o Oeste americano, os sioux viviam em paz com a natureza e com os búfalos que dominavam aquelas planícies. Caçadores nômades, desfrutavam de total comunhão com os animais. Comiam sua carne e usavam sua pele para confeccionar as tendas, chamadas de tipis.

Tradicionalmente vestiam com toucados de penas, couro com franjas, missangas e mocassins. A “Dança do Sol” era um dos mais sagrados rituais dos Sioux e de todos os índios americanos.

As línguas Sioux Ocidentais podem ser divididas em línguas do Rio Missouri (como Crow, Hidatsa e Mandan), línguas do rio Mississipi (como Sioux Dakota, Chiwere, Winnebago e línguas Dhegihan e ramos de línguas Sioux do Vale de Ohio) As línguas Catawban consistem apenas na Catawba e Woccon.

cherokee |cheroquí|
Indivíduo pertencente aos cherokees, grupo de indígenas norte-americanos, originários dos Montes Apalaches. 2.

Dentre os grupos indígenas mais conhecidos estão os Cherokees, os Iroqueses, os Algonquinos, os Comanches, os Apaches, os Esquimós, os Chipwyangs, os Crees, os Cheienes, os Sioux, dentre outros.

Nação Navajo, maior comunidade indígena dos EUA, se isola por coronavírus.

Os povos originários de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, conseguiram uma trégua com relação às obras de um oleoduto que – conforme se prevê – atravessará todo o território Sioux, causando profundas alterações no ambiente e na vida das comunidades.

Em Dakota do Sul, cerca de 400 índios Sioux, principalmente mulheres e crianças, são exterminadas em 29 de dezembro de 1890, pelas tropas norte-americanas. O Massacre de Wounded Knee (Joelho Ferido) põe fim às guerras indígenas que se alastraram na América do Norte após o início da colonização branca no século 17.

Os cheyennes ou cheienes são um povo indígena estadunidense, uma vez conhecido como o "Povo Belo". Entre os piores massacres promovidos contra os Cheyennes, está o ataque ao acampamento de "Sand Creek" no Território do Colorado.

A civilização sioux (ou dakota) é bastante diversificada, e ainda se subdivide em outros três grandes grupos: os tétons, yanktons e santees. Dentro de cada uma dessas divisões temos a presença de uma infinidade de tribos entre as quais se destacavam os hunkpapas, os oglalas e brulés.

Os comanches são um grupo étnico nativo americano cujo território (a Comancheria) consistia dos atuais estados americanos do Oklahoma, do leste do Novo México, do sul do Colorado,do Kansas, e da maior parte do noroeste do Texas.

A diferença entre índios brasileiro e americanos é histórica e cultural, visto que os grupos que adentraram o continente americano foram se separando ao explorar regiões diferentes, o que gerou um intenso processo de diferenciação entre esses povos.

A Índia tem dois idiomas: hindi e inglês. Hindi é escrito usando o script Devanagari. Mas fora das grandes cidades - Nova Delhi e Mumbai - muito poucas pessoas as falam como primeira língua.

A diferença central no cotidiano dos povos Sioux e dos povos Tupi-Guaranis era o fato dos Sioux serem povos sedentarizados e os Tupi-Guaranis nômades ou seminômades.

Natural, habitante ou cidadão da Índia.

Significado de Índia
Índia é o feminino de índio. O mesmo que: indiana, indiática, índica, nativa.

Índia {nome próprio}
India {n.p.}

Goitacá (ou Goytacazes, daí o nome da cidade de Campos dos Goytacazes) pode ser compreendido como “grande nadador” ou “grande caçador”.

Entre os anos 1978 e 1991, Jeffrey Dahmer assassinou 17 pessoas, todos homens e garotos. Seus crimes eram particularmente hediondos, envolvendo também estupro, necrofilia e canibalismo – o que lhe rendeu o apelido de “Canibal de Milwaukee”.

1. Guarani. Primeiramente, os guaranis, que vivem no lado do Brasil, possuem três grupos: caiová, ñandeva e mbya. Além disso, segundo os dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a maior concentração indígena brasileira, é formada por guaranis.