Qual língua os sioux falavam?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

As línguas Sioux Ocidentais podem ser divididas em línguas do Rio Missouri (como Crow, Hidatsa e Mandan), línguas do rio Mississipi (como Sioux Dakota, Chiwere, Winnebago e línguas Dhegihan e ramos de línguas Sioux do Vale de Ohio) As línguas Catawban consistem apenas na Catawba e Woccon.

O povo dacota, dakota ou lakota, também conhecido como teton, titunwan ("moradores da pradaria") e teton sioux ("serpente ou inimigo") são um povo indígena das Grandes Planícies da América do Norte.

Caçadores nômades, desfrutavam de total comunhão com os animais. Comiam sua carne e usavam sua pele para confeccionar as tendas, chamadas de tipis.

Tradicionalmente vestiam com toucados de penas, couro com franjas, missangas e mocassins. A “Dança do Sol” era um dos mais sagrados rituais dos Sioux e de todos os índios americanos.

De acordo com o Censo, que leva em consideração pessoas com mais de 5 anos de idade que usam o idioma em seu próprio domicílio, as línguas mais usadas no Brasil são o tikuna (com 34 mil falantes), o guarani kaiowá (com 26,5 mil), o kaingang (22 mil), o xavante (13,3 mil) e o yanomami (12,7 mil).

A denominação "índio" atualmente pode ser considerada pejorativa. Na América do Norte, estes povos são conhecidos também pelas expressões "povos aborígenes", "índios americanos", "primeiras nações" (principalmente no Canadá), "nativos do Alasca" ou povos indígenas da América.

O tupinambá ou tupi (antigo) foi a língua falada por um grande contingente de indígenas de diferentes culturas, habitantes da costa brasileira, sendo referida por viajantes e missionários como língua dos índios, língua brasílica, língua da terra, língua do Brasil.

Os cheyennes ou cheienes são um povo indígena estadunidense, uma vez conhecido como o "Povo Belo". Entre os piores massacres promovidos contra os Cheyennes, está o ataque ao acampamento de "Sand Creek" no Território do Colorado.

Nação Navajo, maior comunidade indígena dos EUA, se isola por coronavírus.

O navajo (diné bizaad), às vezes grafado navaho, é uma língua indígena americana falada nos Estados Unidos e México por 150 mil índios navajos.

A religião Navajo é diferente na medida em que deve ser praticado em uma área geográfica específica, conhecida como a Dinétah (a pátria Navajo tradicional). Navajo pessoas acreditam que o Povo Santo instruiu-os para nunca deixar a terra entre quatro montanhas sagradas localizado no Colorado, Novo México e Arizona.

Os Ticuna configuram o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira.

Os Sioux enfatizavam muito os valores. As grandes virtudes do caráter eram cultivadas em cada membro da comunidade, desde crianças. Os atuais descendentes permanecem ligados a essa filosofia.

Os comanches são um grupo étnico nativo americano cujo território (a Comancheria) consistia dos atuais estados americanos do Oklahoma, do leste do Novo México, do sul do Colorado,do Kansas, e da maior parte do noroeste do Texas.

Os apaches vivem atualmente em reservas indígenas e praticam a agricultura, pesca e caça. Eles ainda mantem vários aspectos originais de sua cultura, como, por exemplo, a língua apache.

A diferença central no cotidiano dos povos Sioux e dos povos Tupi-Guaranis era o fato dos Sioux serem povos sedentarizados e os Tupi-Guaranis nômades ou seminômades.

Eles se referiam a esse tipo de cabelo, amarrado e trançado, como scalplock, onde acreditavam que a alma do guerreiro residia. Provavelmente por isso o escalpo era arrancado após a morte em combate, para que alma saísse do corpo e fosse para o mundo dos espíritos.

A diferença entre índios brasileiro e americanos é histórica e cultural, visto que os grupos que adentraram o continente americano foram se separando ao explorar regiões diferentes, o que gerou um intenso processo de diferenciação entre esses povos.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.