O que significa a tálamo?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

[Anatomia] Parte do encéfalo situada na base do cérebro. (É centro de transmissão; intervém na sensibilidade superficial e profunda.).

A principal função do tálamo é servir de estação de reorganização dos estímulos vindos da periferia e do tronco cerebral, e também de alguns vindos de centros superiores.

Tálamo. Os tálamos são duas massas volumosas de substância cinzenta, de formato ovoide, dispostas uma de cada lado na porção laterodorsal do diencéfalo, unidas pela aderência intertalâmica e que delimitam a parte posterior do terceiro ventrículo.

O hipotálamo é uma parte do encéfalo relacionada a várias funções do organismo. O hipotálamo está localizado sob o tálamo e é considerado o elo integrador entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.

O hipotálamo é uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise. Essa estrutura constitui um centro de controle do organismo e sua principal função é manter a homeostase, ou seja, manter o organismo funcionando em equilíbrio.

(2003), lesões em estruturas talâmicas estão relacionadas a prejuízos em memória, funcionamento executivo e atenção. Estes autores também sugerem que a análise da relação estrutura-função deve levar em conta prejuízos ocasionados para além das estruturas, que podem explicar os déficits cognitivos.

O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.

Hipotálamo é uma região do encéfalo localizada abaixo do tálamo e que atua na regulação da temperatura do corpo, da fome, da sede e do comportamento sexual. Apesar de ser uma estrutura pequena, o hipotálamo apresenta grandes funções.

O tálamo possui um papel importante para o funcionamento correto do córtex. Para cada situação, proposta comportamental, o tálamo irá ligar ou desligar certas áreas corticais, para em conjunto gerarem respostas corretas, funcionando como retransmissor, direcionando tais sinais para os lugares corretos do encéfalo.

Sistema Límbico

Na parte frontal do nosso cérebro há uma área nomeada Sistema Límbico, que é responsável por nossas emoções, memória e aprendizado.

hipotálamo

O hipotálamo regula a produção de melatonina, hormona fundamental para o sono, consoante a presença ou ausência da luz do sol.

Trato espino-talâmico lateral: feixe de fibras sensitivas que levam impulsos relacionados a dor e temperatura. Estas fibras fazem sinapse em neurônios do tálamo, no núcleo ventral póstero-lateral (VPL).

Os axônios dos órgãos sensoriais periféricos, ou núcleos intermediários, fazem sinapses no tálamo e os neurônios talâmicos projetam-se diretamente para o cérebro. É uma sinapse necessária em qualquer via sensorial, exceto para o olfato.

Ele possui três partes principais:

  • O cérebro preenche a maior parte do seu crânio. Ele está envolvido com as lembranças, resolução de problemas, pensamentos e sentimentos. ...
  • O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. ...
  • O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo.

Exemplificando: o frio estimula o hipotálamo a liberar o TRH – Hormônio liberador de Tireotrofina. Esse TRH estimula a hipófise a produzir e secretar o TSH – Hormônio Estimulante da Tireoide, que então é liberado e vai estimular a tireoide.

Juntamente com o epitálamo e o tálamo, o hipotálamo faz parte do diencéfalo. É composto por vários núcleos de neurônios e age como um centro integrador da homeostase, regulando uma ampla gama de processos fisiológicos que incluem a termorregulação, a osmorregulação e a regulação das emoções.

Para tal, produz ou distribui diferentes hormônios: GH (hormônio do crescimento), prolactina, ACTH, TSH, LH, FSH, ADH e ocitocina. Variações na produção destes podem levar a diversos problemas de saúde.

A dopamina, serotonina e adrenalina são neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios, que regulam o humor e a liberação de alguns hormônios. Quando liberados no cérebro, dão sensação de bem-estar e felicidade. Saiba o que a ciência já descobriu sobre o assunto.

Na regulação da temperatura corporal intervêm também hormonas, como a adrenalina, a noradrenalina e a tiroxina. A sudorese é um eficiente mecanismo de arrefecimento do organismo em situações de hipertermia, desencadeadas, por exemplo, por atividade física intensa ou por temperaturas ambiente elevadas.