O que significa Apoda?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

O mesmo que: alcunha, escarnece, qualifica, troça, timbra.

Passar além de; transpor: ultrapassar obstáculos. Exceder os limites previstos, estender demais: ultrapassar o número de páginas. Passar à frente de outro veículo: proibido ultrapassar.

Os Gymnophiona, ou ápodes, são animais que, como o nome indica, não possuem patas. Assim, sua locomoção é semelhante ao movimento das cobras. Esse grupo é o menos conhecido de anfíbios, e seus representantes, as cecílias ou cobras-cegas, possuem cerca de 180 espécies.

Ápodes ou gimnofiónios
A maioria das espécies vive no solo, se movimentando enquanto cavam túneis. Alguns exemplos são: Cecílias ou cobras-cegas.

Razões mais comuns para a poda são a retirada de galhos mortos, a melhoria da forma da copa e a redução de riscos. As árvores podem também ser podadas para aumentar a penetração de luz e ar no interior de sua copa ou no ambiente logo abaixo dela.

Podar as plantas é uma das ações essenciais para crescer e se manterem saudáveis. Então além de ter os cuidados com frequência de rega e quantidade de luz, você precisa remover folhas e galhos que no final vão acabar prejudicando mais ainda.

A poda para remover partes danificadas, mortas ou doentes pode ser feita em qualquer época do ano. A maioria das árvores e arbustos, especialmente aqueles que florescem no novo crescimento da estação atual. Devem ser podados no final do inverno ou início da primavera, antes do início do novo crescimento.

1 exceder, extrapolar, passar, transcender. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Passar além de: 2 atravessar, cruzar, transpassar, transpor, trespassar, pular.

O CTB prevê uma única situação em que é permitido ultrapassar pela direita: “… A ultrapassagem deve ser feita sempre pela esquerda, EXCETO quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.”

Obrigado. O verbo exceder significa basicamente «ultrapassar um limite». Como surge em vários contextos, poderá ter os seguintes antónimos: limitar, restringir, reter, conter, abrandar, etc.

A reprodução é sexuada, geralmente com fecundação externa, onde a fêmea elimina os óvulos na água e o macho despeja os espermatozoides sobre eles. Os embriões se desenvolvem em forma de larvas, que passam pela metamorfose, originando os adultos.

O canto guia a fêmea até o encontro com o parceiro que, geralmente, acontece próximo à água, necessária para a reprodução. Com o formato de um abraço, chamado de “amplexo”, o macho libera os gametas na água e a fecundação ocorre externamente. Desse processo, nascem os ovos, que se tornam os girinos.

Os anuros são um grupo no qual encontramos sapos, pererecas e rãs. Esse grupo, que existe em todos os continentes, com exceção da Antártida, destaca-se pela grande quantidade de espécies, cujo número ultrapassa 4 mil. O termo anura significa “sem cauda”, característica mais marcante desse grupo de animais.

A grande maioria dos sapos possui venenos em glândulas presentes em sua pele. No sapo-cururu, é possível observar claramente duas glândulas de veneno chamadas de paratoides que estão localizadas logo atrás dos olhos do animal. Essas glândulas geralmente não lançam veneno como resposta a uma aproximação.

Os répteis podem ser divididos em quatro linhagens: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).

São os anfíbios sem patas, com o corpo alongado, parecidos com as serpentes. - Ordem ANURA (sapos, rãs e pererecas). São anfíbios sem cauda e o grupo mais popular.

Preferencialmente as intervenções e cortes devem ser feitas quando as árvores são jovens, após de adultas o recomendado é apenas uma poda de limpeza (para remoção de galhos), principalmente para espécies frutíferas e poda de condução para árvores jovens adquirirem a forma desejada.