O que significa bola roxa?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Cara trabalhador, dedicado.

Nos mamíferos, surgem aos pares e têm forma ovoide, envoltas por uma cápsula fibrosa de tecido conjuntivo, de cor branco-nacarado, chamada túnica albugínea.

Assim, quando o corpo está muito quente, o saco escrotal tende a ficar mais afastado, baixando a temperatura dos espermatozóides. Aí fica com essa aparência de saco de leite vazio que você descreveu.

Manchas roxas no corpo: alerta
Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.

O testículo retrátil é muito comum na infância devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode ocorrer durante a idade adulta, causado por climas frios, situações de perigo ou ainda devido ao cordão espermático curto, por exemplo.

A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.

A região do pênis e do saco escrotal é uma área que, realmente, pode ser mais pigmentada . Assim, mesmo pessoas que são muito brancas podem ter esse local um pouco mais escuro. Isso é normal, faz parte do desenvolvimento corporal e não há nada de errado.

Não é normal, mas geralmente não se trata de patologia grave. Deve ser feito exame físico cuidadoso para definir o diagnóstico e possível tratamento.

Como fazer
Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.

Os testículos são órgãos do sistema genital masculino que produzem espermatozoides e o hormônio testosterona, sendo fundamentais para a reprodução.

A mancha roxa pode ser sinal de uma doença grave: a Púrpura Trombocitopênica. O sistema imunológico de quem tem essa doença desconhece as plaquetas como parte do organismo e começa a produzir anticorpos que passam a ataca-las e destruí-las.

A leucemia é uma doença silenciosa que pode atingir de crianças a idosos, por isso é necessário manter os exames em dia e buscar um especialista sempre que notar diferenças em seu organismo que apareceram sem nenhuma explicação, como fadiga, perda de peso, sangramentos fáceis e hematomas.

O sistema genital masculino possui dois testículos que possuem forma oval, são um pouco achatados e se localizam no períneo, atrás do pênis. Nos testículos ocorre a produção de espermatozoides, graças a um emaranhado de túbulos chamados de túbulos seminíferos.

Varicocele ("varizes" que podem acontecer nas veias do saco escrotal), inflamações, infecções e até tumores podem levar a um aumento do volume da região. A aparição de "terceiro testículo" pode ser causada por qualquer dos processos acima. Já a ausência de um testículo não impede que o homem possa ter filhos.

Portanto, em situações normais, os testículos mexem-se muito pouco dentro da bolsa escrotal e a torção do cordão espermático não é algo esperado. Para que haja torção, é preciso que alguma das estruturas que mantêm os testículos “presos” estejam comprometidas.

O saco escrotal cede
A sua pele torna-se naturalmente menos elástica à medida que envelhece. Assim como a pele do rosto e do pescoço se enruga e afunda, o mesmo acontece com a pele que cobre os testículos.

O músculo cremaster age contraindo-se para aproximar os testículos do tronco, para aquecê-los, ou relaxando e afastando os testículos para resfriá-los. Este mecanismo de contração e relaxamento provoca uma visível movimentação dos testículos e ocorre de forma involuntária.

Causas dos testículos pequenos
As causas mais comuns são: Testículos criptorquídicos (ocultos ou presentes dentro do abdômen) Testículos distópicos (palpados, mas fora da bolsa escrotal) Diminuídos pela varicocele.

A área onde está o saco escrotal é extremamente quente, úmida e sofre muito atrito devido às roupas, às cuecas e às sungas. Assim, o calor e a umidade podem fazer com que o local tenha mais coceira.

Olá! Provavelmente se trata de uma “Orquiepididimite” (inflamação nos testiculos e epidídimo). O tratamento se dá através de. Antibióticos associados a anti-inflamatórios e analgésicos.

Você deve procurar um urologia para avaliar se realmente é o testículo que é grande ou trata-se de uma hidrocele (água no saco escrotal), ou hérnia. Se realmente for o testículo que for grande e o tamanho está mantido desde o final da puberdade, trata-se de uma variação da normalidade.