O que significa cacto no mundo espiritual?

Perguntado por: eximenes8 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O significado espiritual de um cacto é de resistência, além disso, simboliza a capacidade de ver além do que é visível diretamente pelos olhos. Os cactos representam a necessidade de acreditar que você está protegido contra perigos e ameaças, e que a maior ameaça vem da armadura que você usa todos os dias.

Cactos nos ensinam sobre a paciência de esperar a hora certa de florescer! Os nossos espinhos nos ajudam a afastar quem não queremos na nossa vida! É preciso compreender a funcionalidade dos espinhos para admirar a beleza dos cactos!

Para a umbanda, os cactos atraem energias positivas. Ele está entre as plantas mais importantes e mais acessíveis por seu poder de transformar as energias ao redor. Assim, vibrações pesadas podem ser modificadas, trazendo a leveza e a proteção para o ambiente.

Ele é uma planta perfeita para limpar a energia da sua casa. Além de ser decorativo, ele faz uma limpeza bem profunda nas energias negativas, por conta dos espinhos, que sugam qualquer energia ruim, e é uma planta bem resistente.

Cactos precisam de sol
Por isso, é importante que ele tome sol em média 5 horas por dia direto. Se o seu cacto é uma planta de apartamento, recomenda-se deixá-lo próximo da janela logo pela manhã para receber os raios de sol.

Os cactos não morrem cedo. A flor do cacto é linda! Ela pode brotar branca como a nuvem, azul como o céu ou amarela como o sol. Diferente das flores, tem raízes, e armazenam água em seu interior, afim de sua sobrevivência, o que faz dele forte, e lhe dá longevidade.

Ele é um purificador de ambiente, livra o lugar das toxinas e proporciona boas energias ao lar. Para os nativos americanos o cacto representa proteção e resistência. Ele é um símbolo de ajuda em situações difíceis.

A origem do termo cacto surgiu há cerca de 300 anos a.C, pelo grego Teofrasto. Em seu trabalho chamado Historia Plantarum, ele associa o nome cacto a plantas com fortes espinhos. Hoje existem aproximadamente 176 gêneros e 2273 espécies catalogadas. Já no Brasil são encontrados pelo menos 300 tipos.

Se você ganhou um cacto de presente ou está dando de presente para alguém, significa que você enxerga coragem na pessoa presenteada. Além disso, o simbolismo mostra que a pessoa é determinada e consegue ver beleza até nos piores momentos da vida. Assim como o cacto que floresce mesmo em um deserto e com pouca água.

Para quem busca como cuidar do cacto, aí vai uma dica: a terra precisa ser permeável, com um bom sistema de drenagem, para que não fique encharcada. Como os cactos são de regiões desérticas, preferem um ambiente mais seco. O ideal é que o solo seja preparado com quantidades iguais de terra e areia.

O cacto é uma das plantas que menos necessidade de cuidados. Ao mesmo tempo, ele embeleza o espaço e traz os benefícios para produtividade característicos das plantas. Sem a necessidade de ser regada frequentemente, o cacto podem armazenar muito mais quantidade de água que outras espécies.

Os cactos são elementos considerados como amuletos de proteção. No Feng Shui esta espécie é considerada como purificadores de ambientes e grandes guardiões da casa. Além disso, os cactos também dão um ar exótico no ambiente e são bons aliados para valorizar e acentuar a beleza do seu cômodo favorito da casa.

Sim, cactos. Esse tipo de planta comum nos desertos exige bem menos cuidados e, por isso, é ideal para quem não tem jeito ou não quer ter muito trabalho.

Cactos. Essa espécie é ideal para ter no quarto, pois não exige muito trabalho e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não rouba oxigênio. Quando ficar exposta ao sol, deve ser regada a cada 15 dias. Nos ambientes mais frescos, apenas uma vez ao mês já é suficiente, e quando a terra estiver seca.

Além de ser uma planta muito representativa da resistência e da força da região nordeste do nosso país, o mandacaru ajuda a restaurar o solo da região, muito degradado pela seca.

Estar com alguém que só faz machucar não é agradável, nem saudável para nossa autoestima, pois no fim não seremos mais um cacto, nem um balão, seremos apenas seres feridos e vitimizados, possivelmente melancólicos e carentes, e o outro não nos reconhecerá. Isso faz acabar o amor, a confiança e o respeito.

Quando você toca sua pele espetada, eles causam apenas meio coração de dano por vez. Isso significa que você teria que cair em um bloco de cacto vinte vezes para perecer aos seus espinhos.